15/07/2014 às 22:27, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Saúde faz balanço positivo em atendimentos feitos durante Copa do Mundo

Foram registradas 650 ocorrências nas imediações do Estádio Nacional e da FIFA Fan Fest; 97% dos casos foram resolvidos no próprio local

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira/Arquivo

 BRASÍLIA (15/7/14) – A Secretaria de Saúde registrou, durante as sete partidas no Estádio Nacional Mané Garrincha, 650 ocorrências de atendimento médico nas áreas de responsabilidade da pasta. Número considerado baixo diante da quantidade de pessoas que circularam pela arena e pela FIFA Fan Fest: 778 mil. A taxa de atendimento relacionada ao quantitativo de pessoas foi de apenas 0,21%, com 97% deles resolvidos nos próprios locais.

 

Dentro do Estádio Nacional Mané Garrincha, as 345 ocorrências de atendimentos médicos foram de competência da FIFA que, nos casos de remoção, também contou com o apoio dos hospitais de referência da rede pública.

 

ESTRUTURA- Para reforçar a assistência, a SES/DF montou uma estrutura nas proximidades do estádio com um posto médico avançado e quatro ambulâncias. Nos dois eventos, foram contabilizados 650 atendimentos médicos e a maioria deles, 572 casos, foram provocados por intoxicação alimentar e abuso de álcool. Os outros 78 foram ocasionados por algum tipo de trauma.

 

Dentre esses atendimentos, 11 estrangeiros precisaram de assistência médica. Foram cinco colombianos, um argentino, dois mexicanos, um inglês, um estadunidense e um marfinense.

 

Os casos mais graves foram encaminhados para os hospitais de referência. Foram 37 remoções, sendo 11 para o Hospital Regional de Taguatinga, 11 para o Hospital Regional de Ceilândia, sete para o Hospital Regional da Asa Norte, uma para o de Base, três para UPA de Ceilândia e uma para rede privada.

 

(A.F./M.D*)