16/07/2014 às 21:51, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Mesmo com o fim da Copa, estrangeiros continuam em Brasília

Alguns esticaram a estadia e aproveitam para conhecer monumentos da capital federal

Por Da Redação, com informações da ComCopa


. Foto: Brito/Arquivo

 BRASÍLIA (16/7/14) – A Copa do Mundo acabou, mas os turistas ainda estão aqui. Por toda a cidade, ainda é possível sentir o clima internacional que tomou conta de Brasília no Mundial. A integração dos visitantes de todo o mundo com os brasilienses deu certo e pode ser vista nos monumentos, espaços públicos e centros comerciais de todo o Distrito Federal.

 

A Torre de TV, a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes seguem repletos de visitantes, que não economizam nos flashes para eternizar os momentos. O francês Jouer Carrestle, 50 anos, pegou o voo direto Paris-Brasília para assistir à partida de terceiro lugar no Mané Garrincha, no sábado (12). Ele fez questão de esticar a estadia na capital federal para conhecer mais a cidade e os brasilienses.

 

“Escolhi Brasília por indicação de amigos e não me arrependi. A cidade é acolhedora, o povo é simpático, a arquitetura é linda, o céu e o pôr do sol não têm comparação”, enumerou, após conhecer o Palácio do Planalto.

 

O empresário alemão Thomas Broun, 36 anos, aproveitou as poucas horas de conexão em Brasília para conhecer os principais monumentos de Oscar Niemeyer. “Estou impressionado. Nunca havia visto nada parecido. É uma pena não poder conhecer a cidade toda”, disse. A estadia foi breve, mas ele já pensa em voltar com toda a família. “Estive no Maracanã na decisão da Copa do Mundo, foi sensacional. Agora, quero conhecer Brasília com tempo”, garantiu.

 

DESLUMBRAMENTO – Os arquitetos peruanos Jorge Bouverie, 40 anos, e Martha Morales, 39, se dividiam entre a análise técnica e o deslumbramento. Para eles, a beleza dos monumentos de Oscar Niemeyer e o plano urbanístico de Lúcio Costa já eram conhecidos, mas ficaram ainda mais especiais ao vivo. “Morar aqui é um privilégio único. São espaços que enchem os olhos dos turistas de todo o mundo, reconhecidos internacionalmente”, avaliou Jorge.

 

O americano Erick Vansciver, 24 anos, já tem passagem marcada para a Argentina. Por isso mesmo, saiu cedo de casa nesta terça-feira (15) para aproveitar os últimos dias em terras brasileiras. “Gostei das caipirinhas, dos churrascos, mas principalmente dos brasileiros. E a capital (Brasília) é incrível, muito organizada e curiosa”, elogiou o engenheiro, que já passou por Salvador, Manaus, Rio de Janeiro e pela Chapada dos Veadeiros (GO).

 

VISITA DE CASA – Os brasileiros também estão aproveitando o clima de festa para descobrir Brasília. A professora Cristiana Vargas, 50, que mora aqui, aproveitou o dia de sol para passear com os parentes do Rio Grande do Sul. Ela acredita que muitas pessoas têm uma imagem errada da cidade, que está sendo desconstruída graças à visibilidade durante a Copa do Mundo. “Já passamos pela Torre de TV, pelo Parque da Cidade, pela Catedral e agora vamos ao Congresso. Até quinta-feira, dá pra visitar muita coisa, e ainda deixar muita vontade de voltar”, brincou Cristiana, feliz com o novo papel de guia de turismo.

 

(A.F/M.D.*)