17/07/2014 às 22:51

Estudantes da China e do Brasil entram em disputa para aperfeiçoar futebol

Amistosos ocorreram no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (17/7/14) – Mesmo fora de casa, os estudantes chineses do time de futebol Luneng conquistaram, nesta quinta-feira (17), o troféu de primeiro lugar em um amistoso contra os atletas do Esperança Futebol Clube, de São Sebastião, no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros. O campeonato, das categorias sub 14 e sub 15, começou na quarta-feira (16) e recebeu apoio da Secretaria de Esporte do Distrito Federal.

 

“Foi muito bom o campeonato. Conseguimos ver diferenças entre as equipes e adquirir mais experiência”, contou o atleta Liu Chang Qi, 15 anos. “Vi que eles (os jogadores brasileiros) são mais rápidos de ataque e defesa e eles têm uma orientação muito forte”, completou.

 

Na partida desta quarta, de modalidade sub 15, o time do país asiático começou ganhando com três gols, mas os adversários brasilienses conseguiram empatar o placar no segundo tempo do jogo.

 

“Conseguimos reverter o placar e ganhamos o mérito do empate. Agora, vamos usar o que aprendemos para elevar a qualidade do nosso futebol”, declarou o capitão do time de São Sebastião, Kewin Gabriel Golçalves, ao enfatizar que os oponentes são bons no toque de bola.

 

Com o empate, os dois times levaram um ponto, e, pela vitória da China ontem, que fez 5×0 na categoria sub 14, os atletas estrangeiros ganharam mais 3 pontos, fechando em 4×1 para os chineses.

 

“Esse é mais um evento que celebra os 40 anos de amizade entre o Brasil e a China. Temos muitas diferenças no futebol e vemos o vínculo do Brasil com o futebol muito forte, por isso, esse esporte tem tanta qualidade aqui”, destacou o vice-gerente geral do clube de futebol chinês, Zhao Min.

 

Segundo a subsecretária de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes, Elizabeth Ribeiro, esse encontro também contribuiu para a preparação dos esportistas que buscarão vagas na Universíade, maior evento esportivo universitário do mundo, que acontecerá em Brasília em 2019.

 

“O objetivo é aperfeiçoar os atletas. Eles vieram conhecer como é o jogo no Brasil com interesse de retornar ao Brasil para disputar a Universíade”, detalhou.

 

(A.S/J.S*)