19/07/2014 às 16:14, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Aeroporto JK bate recorde de voos internacionais

Mais de 1,6 milhão de passageiros passaram pelos terminais entre 10 de junho e 13 de julho

Por Da ComCopa


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (19/7/2014) – Brasília recebeu visitantes de todos os cantos do país e do mundo durante a Copa. Entre os dias 10 de junho e 13 de julho, cerca de 1,66 milhão de passageiros desembarcaram no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. A operação internacional aumentou em 55% e registrou um recorde histórico. Foram 870 pousos e decolagens no período, segundo dados do consórcio Inframérica, responsável pelo terminal.

 

Os terminais registraram um voo (pouso ou decolagem) a cada dois minutos e 20 segundos. Foram cerca de 67 mil turistas estrangeiros, 35% a mais que no mesmo período no ano passado. Os hermanos argentinos ficaram no topo do ranking, com 166 voos diretos a partir da capital Buenos Aires. Em segundo lugar, ficou a conexão direta com Lisboa (Portugal) – com 86 voos.

 

A Secretaria de Turismo do DF montou um centro de atendimento ao turista (CAT) no aeroporto. “Tenho certeza de que o visitante saiu com a melhor imagem possível de Brasília, pois preparamos a cidade para receber o turista. Assim que ele desembarcava, já recebia orientações sobre a cidade”, afirmou o secretário de Turismo, Luis Otávio Neves.

 

A operação durante a Copa foi marcada pela pontualidade. O nível de atrasos e cancelamentos ficou abaixo da média de excelência mundial. “O aeroporto estava preparado, graças ao investimento de R$ 1,2 bilhão que fizemos na reforma e na ampliação. Garantimos a capacidade para atender a esse fluxo”, explicou o presidente da Inframérica, Alysson Paolinelli.

 

Apenas no dia 23 de junho, quando a Seleção Brasileira enfrentou Camarões no Mané Garrincha, foram 613 pousos e decolagens, com mais de 52 mil passageiros. A aviação executiva bateu recordes no mesmo dia, com 140 voos.

 

Em nível nacional, vale frisar que, em 6 de julho, o Brasil teve um pico e quebrou o recorde nacional de passageiros em um dia, registrando o trânsito de 548 mil pessoas, superando inclusive os 467 mil registrados no carnaval deste ano.

 

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil, 16,74 milhões de pessoas circularam pelos 21 aeroportos utilizados para atender à demanda da competição. A cada 10 passageiros que desembarcaram no país, um passou pela capital federal.

 

Para o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, o balanço positivo representa uma nova realidade nos serviços aéreos do país. “Os números da Copa mostram o esforço do governo em mudar a infraestrutura aeroportuária brasileira. Nos últimos três anos e meio, realizamos o maior investimento no setor aéreo que o Brasil já viu”, revelou Moreira Franco, referindo-se aos recursos de R$ 11,3 bilhões na construção de novas pontes de embarque e terminais de passageiros.

 

ESTRUTURA – Há quatro meses, o Aeroporto Internacional de Brasília conta com novas salas de embarque, dois píeres e 29 pontes de embarque (eram 13, antes do início das obras). A equipe de atendimento também foi reforçada com funcionários bilíngues, especialmente treinados para atender passageiros do Brasil e de todas as partes do mundo. Telões instalados no piso de check-in, na praça de alimentação e no Píer Norte exibiram cada minuto dos jogos do Mundial.

 

(C.C.*)