19/07/2014 às 15:29

Mergulhadores da PM limpam o Lago Paranoá

Força-tarefa é realizada para retirar lixo deixado por turistas que estavam na cidade para a Copa do Mundo

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (19/7/14) – Principal espelho d’água do Distrito Federal, o Lago Paranoá recebe, neste sábado (19), uma operação especial promovida pela Polícia Militar para retirada de lixo nas proximidades da ponte Costa e Silva. A força-tarefa, que conta com 18 mergulhadores, recolheu, até o início desta tarde, diversos pneus, garrafas, vidros e latas de alumínio.

 

Batizada de operação Lago Limpo, a ação será executada até as 18h somente no perímetro do Pontão do Lago Sul, região que recebeu diversos turistas durante a Copa do Mundo. Para isso, estão em uso diversos equipamentos de mergulho, além de três lanchas e dois jet skis.

 

“Essa área não é uma das mais sujas do lago, mas estamos fazendo a operação aqui porque estávamos com uma base montada para a Copa e percebemos que muitos turistas jogaram lixo nessa região. Nossa preocupação não é a quantidade que recolheremos, mas a consciência ambiental que estamos gerando”, explicou o subcomandante do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA), Marcelo Casimiro.

 

De acordo com o oficial, as operações do batalhão que possuem o intuito de limpar o lago acontecem com frequência. Porém, mesmo assim, os visitantes dispensam, de forma irresponsável, lixo na água.

 

Essa ação, conforme destacou Casimiro, agride a natureza: “O dano ambiental é muito grande e afeta a todos. Um copo de plástico, por exemplo, leva mais ou menos 30 anos para se deteriorar. O vidro, dependendo da espessura, pode levar até 100 anos”, alertou o militar ao informar que os 40km² do lago são constantemente monitorados.

 

INICIATIVA APROVADA – Pela primeira vez em Brasília a passeio, o professor Davi Oliveira, 50 anos, de Belém (PA), acompanhou por alguns minutos o trabalho dos mergulhadores da Polícia Militar. O visitante, que estava acompanhado pela esposa, Conceição, e pela filha, Julia, aprovou a iniciativa.

 

“Acho importante esse trabalho da PM, mas lamento que o turista não tenha a consciência e venha estragar um ambiente tão bom como este. A cidade é fantástica. Somos de fora e tínhamos a visão de que aqui só tinha concreto, agora, vemos que Brasília é belíssima”, destacou o turista.

 

Para manter o lago em perfeitas condições, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental planeja uma nova operação, de maiores proporções, ainda neste semestre em vários pontos do espelho d’água.

 

(F.M./C.C.*)