22/07/2014 às 14:19

Participantes do BSF são homenageados em Washington

Prefeitura da capital americana recebeu os estudantes no Ronald Reagan Building

Por Da Redação, com informações da Assessoria Internacional


. Foto: Brito

 WASHINGTON (22/7/14) – Os 385 estudantes do programa Brasília Sem Fronteiras foram homenageados pela Prefeitura de Washington DC (EUA). Eles foram recebidos pela secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de Washington, Patrícia Elwood, pelo diretor de Comércio Internacional, Andrew Gelfuso, pela diretora do Escritório de Assuntos Latinos, Roxana Olivas, e pelo vice-reitor da Universidade de George Washington, Bernard Demczuk.

 

A representante do prefeito Vincent Gray na solenidade, Roxana Olivas, deu as boas-vindas aos estudantes brasileiros e falou sobre a importância do acordo de cooperação existente entre as duas cidades.

 

Em sua fala, o vice-reitor falou das semelhanças entre Washington DC e Brasília e o quanto elas se completam nas suas diferenças. Ele ainda executou a música Garota de Ipanema, levando emoção à plateia de alunos. “Brasília e WDC têm em comum a multiculturalidade dos povos que formaram a identidade das duas cidades”, disse.

 

Brasília se tornou a primeira cidade-irmã de Washington na América do Sul em março de 2013. A partir do acordo, as duas cidades se comprometeram a estreitar os laços em áreas como educação, turismo, transporte, mobilidade, cultura e negócios.

 

A troca de experiências entre as capitais foi lembrada por Patrícia Elwood, que ressaltou a importância do Brasília Sem Fronteiras para o estreitamento dos laços. “Este programa possibilita um intercâmbio duradouro entre Brasília e Washington e uma tem muito a aprender com a outra”, afirmou.

 

BRASÍLIA SEM FRONTEIRAS – A viagem a Washington durará quatro semanas. São 335 estudantes dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) e 50 estudantes universitários. Os alunos dos CILs cursarão “Liderança Global com Ênfase em Inovação”, na Universidade de George Washington. Já entre os universitários, 25 estudarão “Liderança em Negócios Internacionais”, e 25, “Direito Internacional Público”.

 

Em agosto, outros 325 selecionados, entre universitários e alunos dos CILs, viajam para Nova Zelândia, EUA, Espanha e França. Em setembro, mais 150 participantes embarcam. Em novembro, é a vez de 100 servidores públicos fazerem os cursos.

 

Durante a viagem, os estudantes serão divididos em 14 turmas, cada uma com aproximadamente 25 pessoas. Os grupos com jovens maiores de idade serão acompanhados por apenas um monitor. Já as equipes com menores de 18 anos serão observados por dois monitores.

 

Integralmente custeado pelo GDF, o Brasília Sem Fronteiras oferece educação, imersão e capacitação internacionais em centros de excelência no mundo. O programa visa contribuir para a formação de líderes e a geração de conhecimento capazes de impulsionar a competitividade, a geração de oportunidades, a inovação tecnológica e a melhoria da qualidade de vida do Distrito Federal e do Brasil.

 

(B.F./M.D*)