22/07/2014 às 11:08

Saúde capacita profissionais para diagnóstico de tuberculose

Só neste ano 187 casos foram atendidos na rede pública do DF

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (22/7/14) – Os profissionais da rede pública de Saúde do Distrito Federal estão sendo capacitados para o manuseio e a realização do Teste Rápido Molecular para o diagnóstico da Tuberculose (TRM/TB). Quatro monitores já foram treinados, e nos dias 22 e 24 deste mês haverá um encontro para capacitação de dois técnicos do DF. A previsão é que as máquinas entrem em funcionamento no início de agosto.

 

“O Distrito Federal recebeu quatro máquinas que estarão disponíveis no laboratório dos hospitais da Asa Norte, Gama, Taguatinga e Paranoá com seus insumos. Essas máquinas vão acelerar o diagnóstico da tuberculose e fornecer o perfil de sensibilidade à Rifampicina”, disse a Gerente de Doenças Crônicas e Agravos Transmissíveis, Rosa Nancy.

 

As máquinas serão inseridas na rotina dos laboratórios, paralelamente à implantação do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) em nível nacional.

 

“Fui capacitada para ser a monitora estadual aqui no Distrito Federal. Um responsável de cada laboratório também já recebeu o treinamento. Em julho será a segunda etapa para mais 30 técnicos, incluindo o DF e outros estados, que será realizado no Laboratório Central”, informou a monitora Estadual de TRM/TB, Glaura Caldo Lima.

 

A técnica utilizada para o exame é a Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que será feita diretamente do escarro do paciente, no qual também será avaliada a resistência da bactéria ao medicamento Rifampicina, principal droga no tratamento da tuberculose. Todos os pacientes terão que ser cadastrados no GAL.

 

De acordo com o último boletim da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, a cidade do DF com maior incidência da doença foi São Sebastião, seguida de Planaltina e Paranoá. “Neste ano tivemos 187 casos, desses, 151 são de residentes do DF, 29, de Goiás, quatro, de Minas Gerais, dois, da Bahia e um, do Piauí”, disse Rosa Nancy.

 

Os principais sintomas da tuberculose são: tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia; suor noturno; falta de apetite; perda de peso; cansaço ou dor no peito. Se você estiver com esses sintomas, procure uma Unidade de Saúde. A tuberculose tem cura se tratada adequadamente. A medicação é gratuita.

 

(K.I./B.F./M.D*)