23/07/2014 às 16:57

Artesãs recebem certificados da Secretaria de Trabalho nesta quinta-feira

Certificação garante o direito de participar de feiras e projetos culturais do GDF

Por Johnny Braga, da Agência Brasília


. Foto: Bianca Lima / Arquivo

 BRASÍLIA (23/07/2014) – O artesanato mudou a vida de um grupo de 15 mulheres na Fercal. Antes desempregadas, as artesãs descobriram na reciclagem o segredo que lhes despertaram o talento para a arte. Nesta quinta-feira (24), elas terão a oportunidade de expandir seu trabalho.

 

O grupo da Cooperativa Calliandra do Queima Lençol produz sacolas ecobags a partir da reciclagem de sacos de cimento descartados por duas fábricas da cidade. Apesar das técnicas e do conhecimento adquirido, elas ainda não são profissionais, o que impede que participem de feiras e projetos culturais voltados para o artesanato no DF.

 

As 15 mulheres apresentarão seus projetos na Secretaria de Trabalho do Distrito Federal amanhã, às 14h, e receberão a carteira profissional de artesão, um documento obrigatório participar de projetos do GDF. Com a certificação, a expectativa é expandir o projeto e levar os produtos para outras regiões administrativas.

 

A COOPERATIVA – “A consciência ambiental é um dos legados do nosso trabalho, que começou em 2013 com o Projeto Mãe Ambiente, e durou nove meses. A partir daí foi criada a cooperativa que permitiu que os projetos ganhassem dimensões maiores”, ressaltou a presidente da cooperativa, Jaqueline Aquino, que explicou a importância do projeto na vida das mulheres. “Algumas estavam tristes, sem rumo, outras estavam em depressão por não conseguirem emprego, mas aqui elas tomaram um fôlego e passaram a ter ocupação e renda”, comentou.

 

O projeto começou tímido, mas ganhou força com o tempo. Financiado por uma fábrica de cimento, cada participante recebeu a importância de R$ 300 durante os primeiros meses do ainda Projeto Mãe Ambiente e, após iniciarem a produção, passaram a ter renda própria.

 

PRODUÇÃO – Durante três dias da semana, as participantes produzem as ecobags. Além dos sacos de cimento, os demais materiais utilizados na produção, como tinta, cola e outros produtos artesanais, são fruto de doações.

 

É produzida mensalmente uma média de 500 ecobags, vendidas sob encomenda. Segundo Jaqueline Aquino, uma rede de supermercados passou a ser parceira do projeto e já oferece o produto aos consumidores.

 

Qualquer pessoa pode procurar a cooperativa para comprar ou encomendar as ecobags.

 

Serviço:

Cooperativa Calliandra do Queima Lençol

Endereço: Rodovia 205 Km 4 Leste Queima Lençol

 

(J.B./M.D.*)