24/07/2014 às 17:46

Bairro de Washington inspira estudantes do Brasília Sem Fronteiras

Local criado por empresários com apoio da prefeitura desperta interesse dos universitários que participam do programa do GDF

Por Da Redação, com informações da Assessoria Internacional


. Foto: Brito

 WASHINGTON (24/7/14) – Um bairro de Washington despertou o interesse dos universitários que participam do Brasília Sem Fronteiras 2014 durante mais uma atividade do programa. O local, o Golden Triangle Business Improvement District (BID), tem o conceito “work, living and play” (trabalhar, viver e divertir), e foi visto por alguns dos estudantes como uma opção a ser trabalhada quando retornarem ao Brasil.

 

A estudante Daniele Firme Miranda disse que conhecer o bairro foi muito importante para perceber que é possível ter um local voltado para negócios onde as pessoas vivem com qualidade. “Achei muito interessante o bairro. O projeto incentiva as empresas a virem para esta área da cidade e a manterem limpa, segura e organizada. E acho que Brasília pode ter algo assim.”

 

Os universitários, que estão estudando Negócios Internacionais na Universidade de George Washington, foram até o escritório do BID após realizar visita técnica ao bairro, onde foram recebidos pela gerente Hiraly Espinosa. Ela contou aos alunos que criar o Distrito foi uma iniciativa dos empresários e comunidade local. “Temos um padrão de organização, urbanismo e programação cultural. E isso tudo foi feito pela iniciativa privada, com o apoio da prefeitura de Washington”, explicou.

 

O Golden Triangle é composto de 42 blocos, 300 lojas, 200 restaurantes, sete hotéis e seis parques, além de residências. O local tem, além da movimentação empresarial, uma vida cultural ativa e Wi-Fi gratuito no Farragut Parque.

 

BRASÍLIA 2060 – Assim como o BID, para Brasília estão previstas regiões dentro do conceito “work, living and play”. O plano estratégico dos próximos 50 anos de Brasília contempla novas regiões de crescimento que estabelecerão desenvolvimento regional integrado, completo e com facilidades abrangentes para os cidadãos. São elas: Cidade Aeroportuária, programada para ser instalada nas proximidades de Planaltina; o Centro Financeiro Internacional, próximo a São Sebastião; como também a ampliação do Polo JK, em Santa Maria, saída para Luziânia.

 

O Brasília 2060 tem por objetivo alcançar maior qualidade de vida e oportunidades econômicas mais diversificadas não só para Brasília, mas também para as regiões integradas ao seu desenvolvimento econômico. As propostas têm como premissas estabelecer um planejamento de longo prazo; respeito à herança estratégica do Plano Piloto, preservando a identidade e a cultura locais; e a promoção do crescimento do DF.

 

(M.D*)