25/07/2014 às 20:54

Samu entrega duas bases de atendimento à população do DF

Ao todo, serviço conta com 25 bases existentes em 10 regiões administrativas

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

 BRASÍLIA (25/7/14) – Duas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) –uma no Guará e outra no Plano Piloto- foram entregues à população do Distrito Federal na tarde desta sexta-feira (25). As unidades, que contribuem para que o serviço seja prestado de forma mais rápida, fazem parte de uma lista composta por 25 bases distribuídas em 10 regiões administrativas da capital.

 

Cada base terá duas equipes compostas por ambulância e três profissionais disponíveis para os atendimentos de urgência, acionados pela Central 192. A base do Guará, localizada no Parque de Apoio da administração regional, passou por alguns reparos e hoje está em pleno funcionamento.

 

A outra, localizada em frente ao Corpo de Bombeiros, próximo ao Palácio do Buriti, na Estrada Parque Abastecimento e Armazenagem (EPAA), é uma estrutura de um antigo posto do GDF que, após manutenção e reforma, passou a ser base de apoio do Samu. O local vai impactar na melhoria do atendimento principalmente na região norte do DF.

 

“Aqui teremos duas ambulâncias com suas equipes, além de um ponto administrativo onde a chefia do núcleo estará presente. Isso vai melhorar estrategicamente o atendimento”, afirmou o gerente do Samu, Rodrigo Caselli.

 

ESTRUTURA – O Samu tem uma estrutura que envolve servidores, unidades, veículos, bases e até aeronaves. O serviço conta com 38 viaturas distribuídas em 25 bases, coordenados pela Central de Regulação Médica de Urgências.

 

Dessas 38 viaturas, oito são Unidades de Suporte Avançado (USA) e 30 Unidades de Suporte Básico (USB). O serviço dispõe, também, de 18 motolâncias e duas bikelâncias, além de dois serviços aeromédicos (helicópteros) em parcerias com a Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros do DF.

 

Cada USA é composta por um condutor, um enfermeiro e um médico. Já as USBs possuem um condutor e dois técnicos em enfermagem. As motolâncias e bikelâncias são tripuladas por técnico de enfermagem ou enfermeiro.

 

(M.D*)