27/07/2014 às 14:16

Especialista alerta sobre cuidados com recém-nascidos

Bebês com poucas horas de vida não precisam tomar banho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (27/7/14) – O recém-nascido necessita de cuidados especiais. Os bebês, em suas primeiras horas de vida, não devem ser submetidos a banhos, segundo o especialista do Núcleo de Saúde da Criança, da Secretaria de Saúde do DF, Cláudio Lima Júnior.

 

“O banho remove a camada protetora de gordura (vérnix caseoso), aumentando o risco de hipotermia (resfriamento excessivo do corpo), trazendo consequências negativas. Além disso, o banho nas primeiras horas interrompe o contato da pele da mãe com a criança”, explicou o médico.

 

De acordo com o especialista, o ideal é que o banho ocorra na maternidade ou com a supervisão de um profissional de saúde e que a criança fique em contato com a mãe durante suas primeiras horas. “O contato pele a pele é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como importante componente na promoção e apoio ao aleitamento materno, além de ajudar a impedir infecções futuras”, comentou Lima Júnior.

 

O médico ressalta que as aspirações das vias aéreas do bebê também não são necessárias e sim desaconselhadas na maioria dos casos. “Além de causar desconforto aos recém-nascidos, pode causar arritmias cardíacas e alterações no padrão da respiração. Como a maioria dos bebês nasce bem, a prática da aspiração só deve ser usada em situações selecionadas”, complementou Cláudio Júnior.

 

(J.P/J.S*)