Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/07/2014 às 20:15
Evento tem a missão de promover intercâmbio de informações e debate sobre desafios para a próxima década
BRASÍLIA (29/7/14) – Continua, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Esportivos Sul, o IV Congresso Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O evento debate, até esta quinta-feira (31), os resultados e desafios dos 10 anos de existência do serviço.
Aberto ontem (28) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, o Congresso contou com a participação do secretário de Saúde do DF, Elias Fernando Miziara, e de responsáveis nacionais pelo programa.
Durante o encontro, o secretário de Saúde do DF destacou a excelência do serviço nacional e local. Miziara, que defendeu o Samu da capital como o melhor do país, recordou o desempenho durante a Copa.
“Nos recusamos a contratar serviços particulares para o estádio e para a Fan Fest e o sucesso foi absoluto”, ressaltou. Para o secretário, o diferencial está no engajamento do pessoal. “Os ‘samuzeiros’ têm compromisso com a tarefa que exercem”, sintetizou.
Entre os principais objetivos do evento, do qual participam “samuzeiros” de todo o Brasil, está o intercâmbio de experiências e a reflexão sobre os desafios para a próxima década, principalmente formas de ajudar a chegar à universalização do serviço, que atende cerca de 150 milhões de pessoas em todo o país.
O Samu, acionado pelo 192, foi criado há uma década. Nos últimos cinco anos, o serviço, que antes atingia apenas 64,47% da população brasileira, passou a atender 72,76%. Para isso, o número de unidades foi ampliado em mais de 50% nesse período, passando de 2.043 em 2010, a 3.182 neste ano. Atualmente, o Brasil possui 185 Centrais de Regulação das Urgências e conta com um orçamento para 2014 de R$ 1 bilhão.
O Samu do DF participará do evento com duas palestras amanhã (30), uma sobre o uso das motololâncias e outra sobre gestão de frota. Os veículos PMAs (postos médicos avançados) usados na Copa estarão expostos no local.
O congresso reúne quase 1.500 participantes e é promovido pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU) e Coordenação-Geral da Força Nacional do SUS (CGFNS), Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), do Ministério da Saúde, com o apoio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas).
SAMU DF – O serviço foi implantado no Distrito Federal em 24 de agosto de 2005 e conta, atualmente, com 38 viaturas distribuídas em 25 bases, que atendem em todas as regiões administrativas do DF. Desse total, oito são unidades de suporte avançado (USA); 30 são unidades de suporte básico (USB): 18 motolâncias: duas bikelâncias, além de dois serviços aeromédicos.
Diariamente, o Samu DF recebe em torno de 3 mil ligações, que se transformam em 700 ligações para o médico controlador e em 250 envios de ambulância.
(M.D*)