29/07/2014 às 16:15

Mercado de trabalho recebe centenas de adolescentes de braços abertos

Programa Jovem Candango empossa 800 estudantes e intenção é incluir cerca de 10 mil

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

 BRASÍLIA (29/7/14) – Centenas de adolescentes mudaram a trajetória de vida nesta terça-feira (29) com o ingresso no programa Jovem Candango. Com os 800 que tomaram posse nesta manhã, a iniciativa conta atualmente com 2,4 mil estudantes com idades entre 14 e 18 anos que estão cursando o ensino fundamental ou médio, que têm a oportunidade do primeiro emprego. A intenção é colocar 10 mil jovens no mercado de trabalho. 

 

A solenidade foi iniciada com o Hino Nacional na voz da cantora de 11 anos, Nicole Luz, que, logo em seguida, entoou o tema da Copa do Mundo para alegrar a apresentação de embaixadinhas dos alunos do Centro Olímpico de Brazlândia. Também foram empossados 71 alunos com deficiência auditiva, que demonstraram sua alegria com uma salva de palmas.

 

O secretário da Administração Pública, Wilmar Lacerda, disse que o Jovem Candango é uma iniciativa pioneira no Brasil, que será levada para outros estados do país. “É uma honra ter essa função de coordenar esse projeto com outras secretarias. É muito importante para esses pais que um filho com 14 anos tenha a carteira de trabalho assinada”, ressaltou.

 

Durante a solenidade, cerca de 100 jovens que estavam em situação de trabalho infantil no Lixão da Estrutural também entraram para o programa. Esse foi o caso da estudante de 14 anos Luana Machado. “Vou poder ajudar em casa sem ficar na rua e ainda vou poder estudar. Meu sonho é ser advogada. Agradeço minha mãe que me incentivou todos os dias e ao governo que dá oportunidade a tantos outros catadores”, declarou a menina, emocionada.

 

O adolescente de 17 anos Lucas Rafael Ribeiro, mesmo não estando na mesma situação de Luana, confessou ter dificuldades de conseguir o primeiro emprego. “Esse programa me acolheu e me incentivou a construir um novo futuro. Soube pela TV e minha mãe me inscreveu. Vou estar longe das ruas e das drogas. Vou desempenhar as atividades com o maior zelo possível e poder ajudar em casa”, revelou.

 

PROGRAMA – O beneficiário do jovem candango trabalha quatro horas diárias nos turnos matutino ou vespertino, no horário contrário ao escolar, perfazendo um total de 20 horas semanais. O tempo de permanência no programa é de até dois anos, e todos terão a experiência registrada no currículo, o que será importante para seu futuro profissional.

 

Os benefícios oferecidos são carteira de trabalho assinada pela instituição a ser contratada; remuneração correspondente a 2/3 do salário mínimo (R$ 482,66); auxílio-alimentação (R$ 220); auxílio-transporte no valor necessário ao deslocamento entre a residência e o local de trabalho; FGTS; Férias; 13º salário; e certificado de conclusão de curso de gestão administrativa.

 

REQUISITOS – Podem participar do programa os estudantes de escolas públicas ou bolsistas, de 14 a 18 anos, que pertençam a famílias com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos e estejam inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (Cadúnico).

 

(K.I./M.D*)