Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
02/08/2014 às 14:01
Programa de imersão internacional encaminhou mais 326 estudantes para quatro países nesses três últimos dias
BRASÍLIA (2/8/14) – Os dois terminais de embarque do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek ficaram lotados desde as primeiras horas da manhã deste sábado (2). Isso porque pais e familiares aguardavam para se despedir dos estudantes que participam do programa Brasília Sem Fronteiras (BSF). Desde a quinta-feira (31), um total de 326 alunos dos Centros Interescolares de Línguas do DF partiram rumo aos EUA, Espanha, França e Nova Zelândia, para quatro semanas de imersão internacional.
A emoção da despedida se misturava à expectativa de conhecer lugares e culturas bem diferentes da a que estão acostumados. “Minha ficha ainda não caiu e acho que só vou entender realmente o que está acontecendo quando eu chegar lá”, disse o estudante André Gomes, de 17 anos, que vai deixar a família em Valparaíso para aprender “Liderança Global com ênfase em Empreendedorismo” no Arizona State University (EUA).
“Ele é um ótimo estudante, e por isso não foi uma grande surpresa quando recebemos a notícia. Claro que eu não deixei logo de cara, sabe como é coração de mãe, mas depois eu vi que era o melhor para ele e não teve como deixá-lo perder essa oportunidade”, destacou a merendeira Lusineide Gomes, 45, coberta em lágrimas ao ver o filho subir a rampa de embarque.
Sobre a expectativa de estudar fora do Brasil, a universitária Natalha Paloma, 19, ressaltou que está com um pouco de medo, mas garantiu também estar confiante para chegar à Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e absorver o máximo de informação possível. “São novos ares, novas culturas e novos conhecimentos. Espero trazer todo o aprendizado e aplicar aqui na minha cidade”, revelou a futura psicóloga.
Para o secretário-chefe da Assessoria Internacional do DF, Odilon Frazão, esse programa é importante tanto para os jovens estudantes quanto para a cidade. “É a oportunidade de eles terem uma visão global da realidade mundial, captarem e absorverem informações novas. Além de ser a chance de promover Brasília em outros países. Eles têm a missão de mostrar nossa cultura mundo afora e colocar de vez a cidade no mapa-múndi da informação”, resumiu.
O BSF começou a levar estudantes e servidores para outros países no final do ano passado e, de acordo com o secretário, já existem embarques programados pelo menos até 2015. “Em 10 anos, estamos planejando contabilizar entre 20 mil e 30 mil participantes do programa”, destacou Odilon Frazão e completou: “fizemos uma série de alianças com outros países para que possamos fortalecer cada vez mais nossa política de relações internacionais”.
BRASÍLIA SEM FRONTEIRAS – Integralmente custeado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o Brasília Sem Fronteiras oferece educação, imersão e capacitação internacionais em centros de excelência no mundo. O programa visa contribuir para a formação de líderes e a geração de conhecimento capazes de impulsionar a competitividade, a geração de oportunidades, a inovação tecnológica e a melhoria da qualidade de vida no DF e no Brasil.
Para 2014, o programa foi ampliado. Com investimento de R$ 30 milhões, a edição oferecerá 950 vagas, com uma nova categoria: universitários. Novos destinos também foram acrescentados: França, Espanha e Nova Zelândia, além de Estados Unidos, Holanda e Áustria. A primeira edição do programa ocorreu no final de 2013 e durou quatro semanas. Os 126 estudantes foram para os EUA, e os servidores, para Holanda e Áustria.
(K.I/A.A*)