Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/08/2014 às 20:02
Atividade realizada no domingo (3), no Parque da Cidade, contou com cerca de mil participantes
BRASÍLIA (4/8/14) – Shantala, teatro, exposição dos Bombeiros e orientação nutricional foram algumas das atividades desenvolvidas na tenda montada pela Secretaria de Saúde no Parque da Cidade, nesse domingo (3). A iniciativa marcou a abertura oficial da 23ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que cujo tema é “Amamentação: uma vitória para toda vida”. O evento, segundo os organizadores, reuniu cerca de mil pessoas, entre mulheres, crianças e orientadores.
Uma novidade apresentada às mães que estiveram na tenda montada próximo ao parque infantil Ana Lídia foi o sling baby, ou barriga de pano, que permite realizar diversas tarefas com o bebê junto ao corpo, inclusive atividades físicas. Foram sorteadas 50 unidades entre as participantes. Elas puderam, ainda, aprender a fazer colchas com retalhos.
A programação da semana de aleitamento, no entanto, teve início na Regional de Ceilândia, na sexta-feira (1º), com divulgação e distribuição de fôlderes na praça central do JK Shopping. O cronograma comemorativo segue até dia 9 (sábado), em 15 regionais de saúde. Durante o período, elas estarão envolvidas com atividades de conscientização sobre a amamentação, para mostrar que a prática proporciona qualidade de vida às crianças.
A coordenadora de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano do DF, Miriam Santos, alertou que a amamentação traz vantagens para a mulher, a criança e a família. Para a mulher, ela protege contra o câncer de mama e o de ovário, reduz as chances de desenvolver anemia e auxilia na redução do peso.
Para a criança, a amamentação evita a diarréia e as doenças respiratórias, reduz os riscos de alergias, diminui os riscos de diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e ainda garante melhor crescimento e desenvolvimento. De acordo com ela, outro benefício é para família, pois melhora a qualidade de vida e evita gastos financeiros, o que possibilita um melhor aproveitamento do orçamento.
“Amamentação: Uma Vitória para Toda Vida” é uma resposta à contagem regressiva para o cumprimento da meta dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Eles foram estabelecidos entre os governos e as Nações Unidas para serem cumpridos até o ano de 2015, e o Comitê Científico em Nutrição da ONU associou o aleitamento materno para atingir cada uma dessas metas.
(C.C.*)