07/08/2014 às 12:05, atualizado em 17/05/2016 às 14:13

Administração de Samambaia auxilia ganenses no pedido de refúgio

Estrangeiros, que vieram para Copa do Mundo, querem ficar no Brasil

Por Da Redação, com informações da Administração de Samambaia


. Foto:Divulgação

BRASÍLIA (7/8/14) – Até o próximo sábado (9), uma força-tarefa está sendo feita para encaminhar à Polícia Federal e ao Comitê Nacional para Refugiados (Conare) pedidos de refúgio para os imigrantes ganeses que ficaram no Brasil depois da Copa do Mundo. Somente na expansão de Samambaia, há 200 deles.

 

Com o apoio da Coordenação de Relações Institucionais, da Secretaria de Governo e da Administração Regional de Samambaia, a ação é realizada pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), das irmãs scalabrinianas, vinculadas à igreja católica.

 

“Os auxiliamos a prepararem a documentação, com as informações solicitadas pela PF e Conare, para agilizar o protocolo de solicitantes de refúgio”, explicou a irmã Rosita.

 

“Sou tradutora voluntária para auxiliar no diálogo. Atuo no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Refugiados”, contou Mirelle Amaral, professora de português para estrangeiros, na Universidade de Brasília (UnB).

 

“Este é o segundo passo dado pelo governo em favor desses imigrantes. Na semana passada, foram oferecidas cestas básicas e esta é a parte da documentação”, informou o administrador regional Carlos Santarém.

 

(A.F/J.S*)