07/08/2014 às 18:52

UPA de Sobradinho será inaugurada este mês

Estrutura terá capacidade para realizar até 350 consultas por dia

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (7/8/14) – Os moradores da região norte do Distrito Federal passarão a contar, ainda este mês, com a sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), construída numa área de 2,5 mil m², em Sobradinho II. Essa unidade e a de Ceilândia são consideradas as maiores do Brasil.

 

Ao todo, 300 profissionais, entre médicos, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas, bioquímicos, farmacêuticos e assistentes sociais, farão parte da equipe. O atendimento será 24h, e a capacidade é de 350 consultas diárias.

 

O governador do Distrito Federal, acompanhado do secretário de Saúde, Elias Miziara, esteve nesta quinta-feira (7) no local e disse que a UPA ajudará a organizar o sistema de saúde, o que beneficiará cerca de 300 mil pessoas da região.

 

“As pessoas que hoje procuram o pronto-socorro dos hospitais regionais de Sobradinho ou de Planaltina (HRP) serão atendidas aqui, em condições mais adequadas, liberando o pronto-socorro para casos mais graves. Essa organização é fundamental para garantir qualidade e humanização no atendimento”, disse o governador.

 

O local terá consultórios, área de nebulização, sala amarela em que pacientes em estado de média gravidade passarão 24 horas em observação, sala vermelha com estrutura de UTI e quatros boxes onde pacientes receberão atendimento pré-hospitalar, além de laboratório, farmácia, brinquedoteca e salas de exames de raio X e eletrocardiografia.

 

A proposta é que nessas unidades sejam tratados problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos para evitar, assim, que os pacientes sejam encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais. As Unidades de Pronto Atendimento trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

 

A UPA de Sobradinho II é a sexta do DF e está. As cinco que já estão em funcionamento atendem uma média de 2,5 mil pessoas por dia. Localizado ao lado da Clínica de Saúde da Família, o espaço conta com decoração inspirada na obra de Athos Bulcão e com fotos de monumentos turísticos do DF.

 

(C.L*)