10/08/2014 às 12:15, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Em 3 anos, ouvidorias do DF prestam quase 400 mil atendimentos

Índice de resolução foi de 77% no período mencionado, segundo a Ouvidoria Geral do DF

Por Johnny Braga, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (10/8/14) – As ouvidorias são um canal de comunicação entre a sociedade e o setor público. No Distrito Federal, elas existem desde 2011 e já atenderam, no total, 381.404 manifestações de várias naturezas. Atualmente, existem 102 ouvidorias públicas, uma em cada órgão público do GDF.

 

O atendimento é realizado pela internet no site www.ouvidoria.df.gov.br pelo telefone 162 e também da forma presencial. O cidadão pode procurar esse serviço nas regiões administrativas ou órgãos e secretarias em que precisa fazer alguma manifestação.

 

Em maior número, as reclamações lideram a lista de atendimentos, seguidas de sugestões, denúncias e elogios. A maior quantidade de reclamações está na área de saúde. No entanto, o mesmo segmento lidera os índices de elogios, segundo a Ouvidoria Geral. O índice de resolutividade de todas as manifestações que foram recebidas nas redes de ouvidorias é de 77%.

 

Para a ouvidora geral do DF, Vera Lúcia Coelho, a sociedade busca nas ouvidorias um canal para se comunicar e participar da gestão pública. “É importante para o cidadão saber que existe um canal onde ele possa se dirigir e manter um diálogo com o governo. Como exemplo, quando algo incomoda, o cidadão pode fazer uma reclamação ou pode elogiar se algo está bom”, afirmou.

 

Ela acredita que a ouvidoria constrói o papel de ser um ambiente que a sociedade pode buscar, segundo Vera Lúcia Coelho, para participação no controle sobre o poder público. A sociedade fica em dia com o que é gasto e faz um controle dizendo e apontando como e onde os recursos públicos devem ser aplicados.

 

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(J.B/J.S*)