12/08/2014 às 20:25

DF ganha a 28ª agroindústria artesanal

Localizada em Planaltina, a nova unidade produz iogurte natural e queijo frescal

Por Da Secretaria de Agricultura


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (12/8/14) – O Distrito Federal ganhou mais uma agroindústria artesanal, localizada no Núcleo Rural Quintas do Vale Verde, em Planaltina. A unidade, que produz iogurte natural e queijo frescal, iniciou as atividades por meio do registro sanitário, emitido pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri).

 

Com o registro, o produtor terá uma série de benefícios, como a disponibilização de pontos de vendas, pelo GDF, para a comercialização da produção e acesso a linhas de crédito e assistência técnica. O tratamento é diferenciado e simplificado nas questões fiscais e tributárias.

 

O proprietário da agroindústria, Helvécio Brasileiro, procurou a Seagri para se informar sobre os procedimentos para regularizar o empreendimento. Fiscais da Secretaria realizaram visitas prévias à propriedade e orientaram Brasileiro a fazer reformas necessárias para conseguir o registro sanitário.

 

Para Fernando Cleser, engenheiro agrônomo da Seagri, o produtor deve regularizar suas atividades. “O pequeno produtor tem condições de realizar um trabalho bem feito e oferecer um produto de qualidade sem maiores estruturas físicas”, diz.

 

Com a agroindústria, Brasileiro poderá gerar empregos e aumentar a renda da família, pois comercializará produtos beneficiados e não apenas o leite in natura.

 

PRODUTO ALIMENTAR ARTESANAL – É o alimento processado de forma artesanal, com objetivo de agregar valor e gerar renda. Os produtos artesanais possuem características como: valores culturais, regionais e populares. A mão de obra na produção é predominante familiar e o número de empregados não pode ultrapassar os 50% do total de pessoas envolvidas no processamento do produto.

 

AGROINDÚSTRIA ARTESANAL – A agroindústria, para ser considerada artesanal, deve gerar renda bruta anual de até R$ 120 mil, além de contemplar os valores culturais da região e seguir outras regras específicas. Todo produtor rural familiar do DF pode abrir uma unidade desse tipo. Para isso, é necessário entrar em contato com a Seagri para mais informações no telefone 3349-6803 ou no e-mail dipova.gdf@gmail.com.

 

(C.C.)