Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/08/2014 às 17:06
Convênio, com investimento de quase R$ 4 milhões, vai beneficiar 272 alunos
BRASÍLIA (18/8/14) – Um convênio firmado entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Universidade de Brasília (UnB) vai conceder bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado para estudantes da UnB. O investimento previsto no convênio é de quase R$ 4 milhões e vai beneficiar 272 alunos até outubro. O objetivo é ampliar a inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa e a acessibilidade aos programas de pós-graduação.
O diretor-presidente da FAPDF, pesquisador Michelangelo Trigueiro, comemora a assinatura do convênio e garante que vai cumprir com êxito a missão institucional da fundação. “O ponto forte da FAPDF é exatamente ser uma agência de fomento. Tenho um olhar de alguém que vive a pesquisa e sabe o que é a demanda da comunidade acadêmica”, reforçou Trigueiro.
O projeto de apoio ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UnB atenderá a demanda não coberta pelas cotas de bolsas disponíveis naquela universidade. As 127 propostas não atendidas no edital interno 2014-2015 na UnB serão beneficiadas pela FAPDF.
O programa pretende melhorar o ensino de graduação por meio dos alunos de Iniciação Científica como agentes multiplicadores a fim de incentivar a integração entre o ensino e a pesquisa. A previsão é que as bolsas sejam distribuídas até o fim de agosto.
Já o projeto de apoio ao Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Mestrado da UnB concederá 85 bolsas. A FAPDF apoiará a formação de recursos humanos nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da vida, ciências exatas, humanidade, artes e tecnologias.
Outro projeto que visa suprir a demanda de 60 solicitações é o de apoio ao Programa Institucional de Concessão de Bolsas de Doutorado da UnB. Assim como no programa de mestrado, a FAPDF apoiará a formação de recursos humanos para doutorado nos programas e projetos relacionados às áreas de ciências da vida, ciências exatas, humanidade, artes e tecnologias. As bolsas de mestrado e doutorado serão distribuídas até o fim de setembro.
De acordo com Jaime Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília, a disponibilização das bolsas reforça o papel fundamental da fundação que é o de fomentar a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no DF. “Uma das atividades mais importantes das FAPs é a concessão de bolsas para a pesquisa. As bolsas que a FAPDF irá ofertar à UnB são de extrema importância por que vão possibilitar que os alunos permaneçam em tempo integral na universidade”, atestou.
O decano ainda ressaltou que a dedicação à pesquisa com o incentivo de bolsas de estudo resulta em pesquisas mais rápidas e eficientes. “Os alunos trabalham em projetos de interesse da universidade e da sociedade”, destacou Santana.
(J.B./C.C*)