19/08/2014 às 12:14

Adasa lança projetos em prol da sustentabilidade e do bem-estar

Carona amiga, uso de ecobags e reciclagem são as mais novas iniciativas do programa Agenda Ambiental

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (19/8/14) – Um programa implantado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) tem colaborado com a mudança de comportamento dos servidores, familiares e amigos. Intitulado Agenda Ambiental A3, o programa tem uma série de atividades que ajudam o meio ambiente e colaboram com o bem-estar no trabalho.

 

Coral, coleta seletiva, incentivo à leitura e horta em pequenos espaços já estão em execução. Este mês, outros três foram lançados e começaram a ser aplicados nesta segunda-feira (18). São o carona amiga, semelhante ao carona solidária; o menos plástico, mais planeta, com o incentivo ao uso de ecobags; e o coleta de lixo eletrônico, como uma extensão da coleta seletiva já feita na Adasa.

 

“Logo quando o programa foi lançado, em fevereiro, existia uma dificuldade na adesão dos servidores. Hoje, com algumas coisas já se consolidando, é bem mais fácil. Eles gostam, relatam as mudanças, é muito interessante”, destacou a coordenadora do Agenda Ambiental, Vanessa Pádua.

 

Adepta ao programa, a servidora Patrícia Cursino não só mantém o projeto da horta em qualquer lugar dentro do ambiente de trabalho, como levou o que aprendeu para a comunidade em que participa fora da agência. “O curso que tivemos aqui me ensinou bastante”, ressaltou a assessora ao mostrar, com orgulho, as plantinhas que mantém na janela da sala onde passa algumas horas do dia trabalhando.

 

NOVOS PROJETOS- Um dos projetos do Agenda Ambiental recentemente lançados, o carona amiga visa contribuir para diminuição da quantidade de carros nas ruas. “Criamos um site na intranet, onde serão cadastradas pessoas que oferecem carona e outras que solicitam. Cruzamos os dados e damos a possibilidade de pessoas poderem ir e/ou voltar de casa para o trabalho”, detalhou Vanessa.

 

Diretamente ligado ao carona amiga, o menos plástico, mais planeta dará uma ecobag para cada participante. “E quem comprovar, por fotos, que está fazendo compras e substituindo as sacolas de plástico por essa ecobag, somará pontos e ganhará uma premiação ainda não definida, no final do ano”, adiantou a coordenadora do programa.

 

Nathalia Melo, servidora da Adasa, foi uma das incentivadoras dessas novas iniciativas e torce para que dê certo. “Gostei muito da proposta do carona amiga, tomara que funcione”, enfatizou a secretária-executiva, que já participa dos resultados da horta em pequenos espaços, ajudando a amiga Vanessa nos cuidados com as plantinhas na janela do prédio.

 

O terceiro projeto lançado foi a coleta de lixo eletrônico. Uma caixa coletora está instalada na porta do órgão, e qualquer pessoa pode colocar, principalmente, peças de informática para que sejam levadas a cooperativas cadastradas para serem recicladas. A primeira doação foi uma impressora velha.

 

(A.F/J.S*)