19/08/2014 às 14:27

Planaltina receberá R$ 3,8 milhões para construção da Casa de Cultura

Obra está em licitação e os envelopes com as propostas das empresas interessadas serão abertos em 17 de setembro

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (19/8/14) – Aproximadamente R$ 3,8 milhões serão investidos para construção da primeira Casa de Cultura de Planaltina, que completa 155 anos nesta terça-feira (19). O complexo – que concentrará oficinas, eventos e diversas atividades culturais – já está em fase de licitação, e os envelopes contendo as propostas das empresas serão abertos em 17 de setembro.

 

Serão 1.220m² de área construída, com acessibilidade para pessoas com deficiência em toda a infraestrutura, que terá auditório com capacidade para 450 pessoas, teatro de arena e hall de exposições.

 

Também serão erguidas três salas de aula, administração, sala de reuniões, espaço para oficinas, camarim, banheiros, depósito para acondicionamento de materiais e estacionamento.

 

“Essa obra vêm consolidar a ideia de que Planaltina, a cidade mais antiga do Distrito Federal, representa cultura pela grande quantidade de movimentos culturais que poderão crescer, porque terão um grande palco para atividades culturais”, destacou o administrador da cidade, Nilvan Vasconcellos.

 

Segundo ele, há muita movimentação artística na cidade, que é sede de grandes eventos, como a Festa do Divino, que existe há 134 anos, e a Via Sacra ao Vivo, realizada há mais de 41 anos e que chega a reunir 150 mil pessoas em um dia. “Temos, também, manifestações culturais do Vale do Amanhecer, de religiões de matriz africana e Cruzada Evangelística, que existe há 16 anos na cidade”, informou.

 

Outros movimentos culturais são constituídos por aproximadamente 10 grupos de Hip Hop e outros 10 de capoeira, além de skatistas, rappers e associações culturais. “Esta cidade tem um século e um ano à frente de Brasília e tem sua identidade (cultural) muito bem definida”, enfatizou Vasconcellos.

 

O administrador lembrou ainda que, em 2013, para fortalecer a cultura, algumas estruturas foram restauradas, entre elas, a Igreja São Sebastião e sua praça, que tem 203 anos de existência; o Museu Histórico e a praça em frente, batizada de Coronel Salviano Monteiro Guimarães; além do auditório da administração regional, que sedia diversos eventos.

 

Clique aqui e confira o edital da licitação da Casa de Cultura. 

 Clique aqui para ver a programação do aniversário de Planaltina.

 

(A.S/J.S*)