19/08/2014 às 18:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Zoonoses conscientiza sobre a leishmaniose no Parque da Cidade

Exame rápido da doença foi feito em 37 cães durante triagem no último fim de semana

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto:Renato Araújo/SES

BRASÍLIA (19/8/14) – A Secretaria de Saúde informou que 37 cães passaram por triagem rápida para a detecção de leishmaniose. A ação foi realizada durante um evento de adoção de animais, no Parque da Cidade, que reuniu cerca de 5 mil pessoas no fim de semana, segundo a administração do local.

 

“Nós distribuímos panfletos relacionados à doença e à posse de animais domésticos. Realizamos 37 triagens rápidas nos cães presentes, e apenas um cão teve o resultado positivo no reagente, com o material sendo encaminhado para análise”, explicou o gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Jadir Costa Filho.

 

Técnicos de laboratório, servidores da Educação Ambiental em Saúde, agentes da Vigilância Ambiental e médicos veterinários auxiliaram na educação da população que passou pelo evento e na realização das triagens nos animais.

 

ZOONOSES – As atribuições da Zoonoses envolvem atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças como raiva e leishmaniose, e execução de campanhas de imunização de animais domésticos.

 

Apesar disso, o núcleo é confundido com abrigo de animais e possui cães e gatos saudáveis para adoção. Para adotá-los, o interessado deve comparecer à Zoonoses com documento de identidade e comprovante de residência.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3343-8809.

 

(C.C*)