20/08/2014 às 18:34, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Mané tem maior renda da rodada do Brasileirão

Jogo entre Botafogo e Fluminense é destaque em arrecadação entre os 10 jogos do final de semana pela Série A

Por Da ComCopa


. Foto: Andre Borges/ComCopa

BRASÍLIA (20/8/14) – Desde a inauguração do novo Mané Garrincha, Brasília vem mostrando que possui um grande público consumidor sempre disposto a comparecer a grandes eventos. Esse é um dos motivos que incentivam os principais clubes de futebol do Brasil a escolher Brasília para atuar fora de seus estados. Prova disso ocorreu no último domingo (17), no clássico Botafogo e Fluminense, que registrou uma arrecadação bruta de R$ 2.252.700, a maior de todos os 10 jogos da 15ª rodada do Brasileirão.

 

O número de público que compareceu ao estádio – 29.185 pagantes – também é destaque e equivale a praticamente o dobro da média geral do Brasileirão, de 14.109 torcedores. “Há uma boa parcela da população que é consumidora de grandes eventos, principalmente de futebol. E o Estádio Mané Garrincha trouxe novas opções de entretenimento para esse grupo”, explicou o presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), Júlio Miragaya.

 

Ele ressalta que a renda média do morador do Distrito Federal é a maior entre todas as 27 unidades da Federação – em 2011, o rendimento domiciliar chegava a R$ 4,6 mil. Por isso, não falta demanda para grandes eventos na cidade.

 

O gasto dos brasilienses durante os jogos e shows no estádio é revertido em benefício para a própria região. A cada evento, 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos são criados em Brasília, gerando um impacto médio de aproximadamente R$ 12 milhões na economia local.

 

“Esses grandes eventos não só aquecem o setor de Serviços, gerando empregos, como atendem à demanda da população local por entretenimento”, destacou o secretário extraordinário da Copa, Claudio Monteiro.

 

TIME DO CORAÇÃO – De acordo com dados da Codeplan, 74% dos brasilienses torcem pelos quatro clubes grandes do Rio de Janeiro, enquanto outros 21% são admiradores dos quatro grandes de São Paulo.

 

Para o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a Região Centro-Oeste, Weber Magalhães, Brasília já provou que tem um público cativo para assistir a grandes partidas. “A cidade está se consolidando como uma praça atrativa para os grandes clubes brasileiros, atraindo não só torcedores brasilienses como de toda a região”, afirmou.

 

(J.P/J.S*)