21/08/2014 às 18:22

Estudantes da Saúde aprendem noções de prevenção e controle de infecções

Palestra é obrigatória para estagiários das regionais de Planaltina, Sobradinho e Paranoá

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (21/8/14) – Estagiários das regionais de Saúde de Planaltina, Sobradinho e Paranoá participaram, nessa quarta-feira (20), da palestra Prevenção e Controle de Infecções Hospitalares e Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

 

O evento, realizado no auditório do Hospital Regional de Planaltina, teve a finalidade de conscientizar os alunos sobre a importância do uso dos equipamentos de proteção para evitar a proliferação de infecções cruzadas (ocasionadas pela transmissão de um microrganismo de um paciente para outro, geralmente por pessoa, ambiente ou um instrumento contaminado).

 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Planaltina, Maria Aparecida Marques, em 2013, a regional recebeu 567 estagiários, entre os níveis técnico e graduado, totalizando 38 mil horas de estágio. 

 

“São profissionais em início de carreira e, por isso, precisam ter noções de prevenção e controle de infecções. Essa medida é para conscientizar sobre a importância de adotar medidas preventivas adequadas ao entrar em contato com o paciente”, afirmou.

 

O curso é realizado na regional de Saúde de Planaltina desde 2011. Já as regionais de Sobradinho e Paranoá adotaram a palestra neste ano e a participação dos estagiários se tornou obrigatória. Ao final da aula, os participantes recebem uma declaração de frequência válida por seis meses. Sem esse documento, o aluno fica impedido de desempenhar o estágio.

 

(C.C*)