26/08/2014 às 22:15

Cirurgias inovadoras melhoram saúde do homem no DF

Intervenções utilizam alta tecnologia e reforçam a qualidade de atendimento da rede pública

Por Da Secretaria de Saúde

BRASÍLIA (26/8/14) – Homens que apresentam quadro de incontinência urinária contam, na rede pública de saúde do Distrito Federal, com um tratamento de última geração. Com o auxílio da tecnologia moderna, os pacientes podem se submeter a um procedimento cirúrgico e implantar uma prótese cujo valor unitário chega a R$ 55 mil.

 

Para ter acesso a este tratamento, o interessado deve procurar o centro de saúde mais próximo da residência. Durante a consulta, deve solicitar o encaminhamento para a realização do procedimento, que é feito somente no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e no Hospital de Base (HBDF).

 

De acordo com o urologista do Hran, Ricardo Monteiro, a intervenção cirúrgica realizada na rede pública de saúde é uma das melhores existentes: “É uma tecnologia nova que a Secretaria possui, sendo a melhor do mundo para o tratamento do problema de incontinência, que é muito comum em homens”, explicou o especialista.

 

A incontinência urinária é doença comum em homens, especialmente em idosos, e consiste na perda involuntária de urina pela uretra. Conforme dados divulgados por Monteiro, cerca de 20 procedimentos já foram realizados no DF. A recuperação, segundo o médico, é rápida.

 

TRATAMENTO INÉDITO – O Hran foi o primeiro hospital da rede pública de saúde do DF a realizar uma cirurgia de disfunção erétil. Ao todo, 19 especialistas da área de urologia acompanharam o procedimento, que é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e uma empresa de equipamentos médicos.

 

“Esse é um tratamento para disfunção diferente, e consiste de prótese peniana inflável de três volumes implantada no paciente. É importante que nós acompanhemos uma técnica de ponta como essa, para nos mantermos atualizados”, destacou Monteiro.

 

A prótese custa, em média, R$ 60 mil. O procedimento, por ser novo e de alto custo, ainda não tem prazo para estar disponível na rede pública de saúde do DF. No entanto, a secretaria disponibiliza “o implante das próteses semirrígidas, que também têm bons índices de satisfação”, segundo o médico. A pasta dispõe de diversos especialistas em Urologia-Andrologia.

 

(C.C.)