Dados da Emater apontam que, em 2013, foram plantadas 6,6 mil toneladas da fruta na capital do país, com destaque para Brazlândia
" />Dados da Emater apontam que, em 2013, foram plantadas 6,6 mil toneladas da fruta na capital do país, com destaque para Brazlândia
">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/08/2014 às 12:28
Dados da Emater apontam que, em 2013, foram plantadas 6,6 mil toneladas da fruta na capital do país, com destaque para Brazlândia
BRASÍLIA (26/8/14) – Chegou a época de comer morango! Não que em outros meses do ano não seja possível, mas é em agosto e setembro, período de safra, que a fruta fica mais abundante e, por isso, mais barata. É também nesse período que ocorre a tradicional Festa do Morango, em Brazlândia, região administrativa do DF responsável pela maior parte da produção do fruto na capital federal.
Segundo a Emater-DF, somente no ano passado, foram produzidas 6,6 mil toneladas de morango no Distrito Federal. Brazlândia é responsável por 34% da produção no DF, o que injeta aproximadamente R$ 21 milhões na economia da cidade. “É a maior região administrativa de produção de morangos. Mas outras cidades também cultivam, como Ceilândia, São Sebastião e Núcleo Rural Taquara, em Planaltina”, observou o engenheiro agrônomo, extensionista rural e gerente da Emater Brazlândia, Rodrigo Teixeira Alves.
Ele explica que, apesar de a produção estar concentrada em Brazlândia, o DF como um todo tem clima propício para o cultivo do morango. “Uma peculiaridade daquela região é a altitude, mas Brasília, em geral, tem um microclima favorável, principalmente nesta época do ano, com baixa recorrência de chuva, dias com temperaturas mais altas e noites com temperaturas mais baixas. Além disso, temos dias mais curtos e noites mais longas. Isso influencia o florescimento e a produção”, detalhou o engenheiro agrônomo à Agência Brasília.
Até mesmo morangos orgânicos já começam a ser cultivados no DF. Em Brazlândia, aproximadamente 15 produtores estão nesse segmento. Divino Fernandes Alves é um deles. “Usando compostos ricos em nutrientes e seleção genética, conseguimos frutos grandes, bonitos e saborosos, além de mais saudáveis”, enalteceu. Ele é o maior produtor de morango orgânico no DF e cultiva o fruto em uma área de 1,4 hectares.
FRUTA O ANO INTEIRO – Graças a novas tecnologias de produção, desde 2005, já é possível o cultivo do morango o ano inteiro no DF. “Naquela época teve início a cobertura do canteiro, com túnel baixo ou microtúnel, evitando que a planta recebesse água da chuva”, contou Rodrigo Alves.
O gerente da Emater diz, ainda, que produtores que optam pelo cultivo o ano inteiro têm a oportunidade de obter um retorno maior. “Durante a entressafra, o morango fica mais caro por causa da baixa oferta, então o produtor pode lucrar mais”, disse, observando, porém, que poucos no DF fazem isso.
DOCE OU AZEDO– Nem todo morango da caixinha tem o mesmo sabor, mesmo vindo de uma mesma produção. Isso por que existem variedades diferentes que fazem a fruta ser doce ou azeda. “Para o consumidor é difícil distinguir, mas o produtor normalmente sabe”, enfatizou Rodrigo Alves.
Segundo o gerente da Emater, alguns dos fatores que determinam se o fruto será doce ou não é o tipo de adubação que está sendo manejado na lavoura e a época da colheita. “Quando se colhe o morango um pouco mais vermelho tende a estar mais saboroso”, finalizou.
Confira mais uma reportagem sobre a produção de morangos no Distrito Federal nesta quarta-feira (27).
(A.F/J.S*)