27/08/2014 às 20:17

Rede pública de Saúde trata esclerose amiotrófica

Servidores são treinados para atender em casa os pacientes da doença degenerativa

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (27/8/14) – A rede pública de Saúde do Distrito Federal oferece tratamento para Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), doença degenerativa do sistema nervoso, sem causa definida. Somente no primeiro semestre deste ano, 52 pacientes iniciaram acompanhamento. Em 2013, 89 pessoas foram assistidas pelo Centro de Referência para Doenças Neuromusculares (CRDM) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

 

A ELA é uma doença degenerativa que provoca a morte dos neurônios motores no cérebro e na medula espinhal, de forma difusa, acarretando fraqueza e atrofia progressiva dos músculos. São comprometidas as funções motoras, a deglutição e a musculatura respiratória.

 

A médica neurologista e neurofisiologista do Hran, que também é a coordenadora do CRDM, Mirian Moura, explica que “na forma mais frequente, a de início espinhal, os sintomas de fraqueza e atrofia surgem na mão ou na perna, geralmente de um dos lados do corpo. Na forma de início bulbar, os primeiros sintomas são alteração da fala, dificuldade para engolir e engasgos com água ou alimentos”.

 

De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Asbrela), há cerca de um caso para cada 100 mil pessoas por ano.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR – “Todos os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por neurologista, pneumologista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo. Além desses profissionais, temos dois fisioterapeutas respiratórios que são especialistas em Ventilação não Invasiva Domiciliar, técnica que é replicada para outros profissionais da rede”, acrescentou Mirian.

 

Os dois fisioterapeutas respiratórios citados, além de acompanharem os pacientes em todas as fases da doença, também assistem aqueles que já perderam os movimentos voluntários. Aos poucos, a Ventilação não Invasiva Domiciliar é introduzida na rotina do paciente no seu ambiente familiar.

 

A marcação de consulta com a equipe do CRDM pode ser feita de segunda a sexta-feira, em horário comercial, no Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do HRAN. Casos suspeitos também têm atendimento nos ambulatórios de Neurologia das regionais de saúde.

 

TREINAMENTO – O CRDM do Hran trabalha com a técnica de Ventilação não Invasiva Domiciliar. Os fisioterapeutas da unidade, no entanto, decidiram replicar seus conhecimentos para os profissionais dos Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar (NRAD) e outros fisioterapeutas da rede.

 

“Organizamos um treinamento para os profissionais da rede sobre as técnicas de fisioterapia, inclusive a de Ventilação Não Invasiva Domiciliar. São 35 alunos e já estamos no quarto encontro, que acontece quinzenalmente, no auditório do Hran. A carga é de 30 horas e tem previsão para terminar no dia 20 de novembro.”

 

SERVIÇO:

Hran: Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 101- Área Especial

Telefone CRDM: 3325-4219

 

(C.C*)