31/08/2014 às 14:23

Carreta da Mulher chega à Candangolândia

Cidade recebe a unidade móvel de saúde nesta segunda-feira (1º)

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael / Arquivo

BRASÍLIA (31/8/14) – Mais uma cidade vai receber a Carreta da Mulher. A unidade móvel da Secretaria de Saúde chegará à Candangolândia nesta segunda-feira (1º) e ficará estacionada próximo ao Centro de Saúde nº 5, na EQR 5/7, Área Especial nº 1, até 12 de setembro.

 

A exemplo das regiões anteriores, a carreta atenderá pacientes das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Durante esse período, serão realizados, diariamente, 50 ecografias, 50 mamografias e 50 exames preventivos de câncer de colo de útero, divididos entre os turnos da manhã e da tarde.

 

Para atender todo o DF, a secretaria disponibilizou cinco carretas que permanecem em locais e datas diferentes umas das outras. Desde o início do programa, no segundo bimestre, já foram realizados quase 190 mil exames.

“O objetivo da Unidade Móvel da Mulher é atender e identificar precocemente casos de câncer ginecológico e de mama a fim de tratá-los”, destacou a gerente de Gestão Planejamento e Avaliação, da Diretoria Regional de Atenção Primária em Saúde de Ceilândia, Walkíria Warley Ferreira.

 

A Carreta da Mulher é um projeto itinerante que busca levar saúde e bem-estar à população feminina. Cada unidade está equipada para realizar exames, como o Papanicolau (preventivo de câncer ginecológico), que não necessitam de indicação médica, mamografias e ecografias (com pedidos médicos).

 

A próxima cidade a receber a Carreta da Mulher é Sobradinho. A unidade ficará estacionada na Administração Regional, entre 8 de setembro e 3 de outubro.

 

(A.A./C.C*.)