05/09/2014 às 17:15

Planaltina expõe o melhor da área rural

11ª edição da Expoplan é realizada até domingo (7) com diversas atrações

Por Da Secretaria de Agricultura do DF


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (5/9/14) – Planaltina é responsável por grande parte da produção agrícola de Brasília. Para divulgar e valorizar essa importante vocação, o GDF promove, até o próximo domingo (7), a 11ª Exposição Agropecuária de Planaltina (Expoplan), no Parque Ecológico Sucupira, na entrada principal da cidade.

 

O evento conta com participação da Emater-DF, que possui cinco escritórios locais em Planaltina, além do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) e de um escritório de articulação com a Embrapa Cerrados. A empresa organizou a 1ª Mostra de Produtos Orgânicos e está oferecendo cursos e oficinas de alimentação saudável, além de apoiar exposições de vários produtores rurais da região.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, a Expoplan é uma oportunidade para o público da cidade conhecer os benefícios que o GDF tem levado à área rural de Planaltina. “Asfaltamento de rodovias, reformas em escolas e postos de saúde, aumento do crédito rural e incentivo à produção orgânica são algumas das melhorias que o campo tem experimentado”, enumerou.

 

Já o coordenador de Operações da Emater-DF, Roberto Carneiro, destacou a integração entre empresários do campo e da cidade. “A união entre os comerciantes locais e a agricultura tem gerado oportunidade de negócios, geração de emprego e renda na região”, apontou.

 

Exposição de animais exóticos, produtos da agroindústria artesanal, floricultura e jardinagem, produção orgânica, artesanato, hortaliças, grãos, apicultura e outras atrações da área rural podem ser visitadas no pavilhão do Sistema Público da Agricultura, de 9h as 23h, com entrada franca.

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL — Um delicioso molho à base de ora-pro-nobis — uma hortaliça não-tradicional: esse foi o tema da oficina de alimentação promovida pela Emater-DF na primeira noite da 11ª Expoplan, nessa quinta-feira (4). O curso reuniu cerca de 20 participantes e foi ministrado pela gerente do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater-DF (Centrer), Sandra Cristina de Sousa.

 

Sandra explica que a ora-pro-nobis, utilizada em várias propriedades como cerca-viva, possui altos teores de proteína. “Essa planta é natural do cerrado e cresce muito rápido. É uma ótima alternativa de alimentação saudável”, detalhou. Oficinas de tortas com vegetais, castanha-do-brasil, baru e banana – com aproveitamento integral – estão na programação do evento.

 

MOSTRA ORGÂNICA — A Emater-DF promoveu, ainda, a 1ª Mostra Competitiva de Produtos Orgânicos da Expoplan. De acordo com a engenheira agrônoma Gesinilde Radel Santos, do escritório da empresa em Planaltina, a região possui 19 produtores de orgânicos e mais de 10 em transição agroecológica. “No entanto, ainda há bastante espaço para crescer, a demanda de público é muito grande”, observou, lembrando que uma feira orgânica funciona todos os sábados de manhã ao lado da administração regional.

 

Gesinilde explica que a mostra reuniu sete produtores. “Nossa intenção é dar mais fôlego à produção orgânica local e incentivar outros agricultores a investir em lavouras livres de agrotóxicos”, acrescentou. Os produtos estarão expostos até domingo e disponíveis à comercialização.

 

COPA DE MARCHA – A Copa de Marcha é uma das atrações e acontecerá neste sábado (6), das 8h às 19h, com duas categorias: a marcha picada e marcha batida, feita por cavalos e éguas com montadores de diversas partes do DF.

 

(C.C*)