07/09/2014 às 15:25

Desfile de 7 de Setembro reúne 30 mil pessoas na Esplanada

Além das tradicionais apresentações militares, estudantes da rede pública de ensino se destacaram ao mostrar influências de outros países no Brasil

Por Alline Farias, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael

 BRASÍLIA (7/9/14) – O tradicional desfile de 7 de Setembro, que durou duas horas, atraiu cerca de 30 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, neste domingo (7), segundo a Polícia Militar  (PMDF).  A presidenta desfilou em carro aberto, um Rolls Royce da Presidência, com faixa presidencial no peito, até chegar à tribuna, onde foi recebida pelo governador do DF – que estava acompanhado da primeira-dama durante cerimônia-, pelo vice-presidente da República e pelo ministro da Defesa, Celso Amorim.

 

Além das tradicionais apresentações das forças de segurança, como PMDF e Corpo de Bombeiros, o desfile contou com a participação especial de alunos da rede pública de ensino do DF. Inicialmente, estudantes entraram na pista carregando o Pavilhão Nacional e as bandeiras das 27 unidades da Federação.

 

Depois, vieram representantes de escolas públicas da cidade, mostrando a influência de alguns países na cultura do povo brasileiro. A abertura foi feita com a apresentação da Banda Musical da Secretaria de Educação.

 

 “Achei a parte mais legal do desfile. Ainda mais porque fui eu quem costurou boa parte das roupas dos alunos que se apresentaram”, disse, empolgada, a costureira Terciany Mari de Moura, acompanhada da filha Maria Paula. “Essa é a terceira vez que a gente vem assistir. Gostamos de tudo”, destacou a adolescente.

 

A África veio representada em cores, música e sabores por estudantes do Centro de Ensino Fundamental 801, do Recanto das Emas. Alunos do Centro Olímpico e Paraolímpico do Parque da Vaquejada vestiram-se de índios e, em seguida, jovens do Centro de Ensino Fundamental 20 de Ceilândia mostram um pouco da cultura de Portugal.

 

Os povos italiano, alemão, espanhol, francês, inglês, norte-americano, holandês e asiático também foram lembrandos por escolas de Samambaia, Santa Maria, Guará, Riacho Fundo I, Gama e Sobradinho, com direito a acrobacias e roupas típicas.

 

ESSENCIAIS – A cada ano, duas apresentações geram expectativa no público: as acrobacias aéreas e a pirâmide humana, esta última formada por militares do Exército. “Acho muito interessante o equilíbrio deles”, disse Maria Joana, presente ao evento com a família.

 

Ao final do desfile, que contou com a participação de 2,2 mil militares entre membros do Exército, Marinha, Aeronáutica e PM, a Esquadrilha da Fumaça fez uma breve apresentação e deixou um recado nos céus de Brasília: “Pátria Amada Brasil”.

 

(A.F./C.C.*)