10/09/2014 às 11:04, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Plano operacional: Botafogo x São Paulo

Portões serão abertos às 19h; recomendação é chegar cedo para evitar filas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo e Projetos Especiais


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (10/9/14) – Para facilitar o acesso ao Mané Garrincha, na partida desta quarta-feira (10) entre Botafogo e São Paulo pela 20ª rodada, os portões serão abertos às 19h. As equipes de segurança do Distrito Federal montaram um plano de ação integrada para garantir a tranquilidade dos torcedores. A partida começa 21h50.

 

A recomendação é que o público chegue cedo e leve o mínimo possível de objetos para facilitar a revista, que será feita no portão externo. Não é permitido entrar no estádio com itens como instrumentos musicais, guarda-chuvas, capacetes, sinalizadores e bandeiras com mastro. 

 

As torcidas organizadas de ambos os times ocuparão áreas específicas na arquibancada superior, separadas por time, isoladas por barreiras mecânicas e acompanhadas por agentes de segurança.

 

Em relação à Torcida Independente, do São Paulo, está mantida a determinação da Portaria 85, de 28 de agosto de 2013, da Secretaria de Segurança Pública do DF, que proibe que torcedores do time portem qualquer material que faça alusão à organizada. A fiscalização será garantida pela Polícia Militar. No ano passado, houve uma briga que envolveu a torcida, que está banida dos estádios da capital federal por dois anos.

 

As linhas de transporte público que passam pelo estádio funcionarão normalmente e poderão ser intensificadas de acordo com a demanda, para garantir o acesso e a saída do público.

 

O Metrô estará funcionando em horário normal.  

 

Estacionamentos

Pede-se aos torcedores que deem preferência ao transporte público, à caminhada até o estádio ou ainda à carona solidária. Quem preferir utilizar carro poderá optar pelos seguintes bolsões de estacionamento:

– Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha;

– Parque da Cidade;

– Ginásio Nilson Nelson

– Centro de Convenções Ulysses Guimarães;

– Palácio do Buriti (anexo e praça);

– Ministério Público do DF e Territórios;

– Colégio Militar;

– Espaço Funarte

– Setores Hoteleiros Sul e Norte;

– Setores Comerciais Sul e Norte;

– Setor de Rádio e TV Sul e Norte;

 

Táxis

Para quem preferir, um ponto fixo de táxi ficará disponível no Eixo Monumental, sentido Palácio do Buriti, em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

Preferenciais

Parte do estacionamento norte, localizado em frente ao portão externo (junto à cerca) de número 4/5 do Estádio, voltado para o Autódromo Nelson Piquet, será destinada a idosos, pessoas com deficiência e o público de camarotes. O acesso será controlado pelo Detran.

 

Acessos

A entrada externa ocorrerá nos portões 6/7, 12/13, 14/15 e 16/17 (voltados para o Brasília Shopping), 30 e 31 (voltados para o Ginásio Nilson Nelson). Já o acesso interno será diferente para cada setor do estádio:

– Arquibancada Inferior: todos estarão liberados

– Área VIP (Hospitality): 1, 6 e 13

 

Revista

Será feita pela Polícia Militar imediatamente após o cercamento do estádio. Recomenda-se levar poucos objetos e evitar bolsas e mochilas, para facilitar o procedimento.

Não é permitido entrar no Estádio Nacional com instrumentos musicais, guarda-chuvas e capacetes. A lista de objetos vetados inclui, ainda, sinalizadores, armas brancas e fogos de artifício. As bandeiras são permitidas, mas sem mastro.

 

Ambulantes

A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) autorizou a presença de 30 ambulantes previamente cadastrados, que ficarão instalados no estacionamento do estádio.

 

SERVIÇO:

Botafogo X São Paulo

Local: Mané Garrincha

Data: 10 de setembro

Horário: 21h50

 

(J.S*)