11/09/2014 às 20:18

HRT promove dia especial para pacientes com câncer

Evento, na terça-feira (16), oferecerá dicas de cuidados com a saúde e iniciativas para elevar a autoestima

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Brito / Arquivo

BRASÍLIA (11/9/14) – A Unidade de Oncologia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) oferece na próxima terça-feira (16), das 8h às 16h, um dia especial para os pacientes que fazem tratamento contra o câncer no local. Palestras, dicas de cuidados com a saúde e um ensaio fotográfico farão parte da programação.

 

A ideia partiu da equipe de enfermagem que acompanha os pacientes em terapia oncológica no HRT. Segundo a supervisora de enfermagem da Unidade de Oncologia, Lyndiara Souza, observou-se que os pacientes ficam ociosos enquanto fazem a quimioterapia e aguardam as consultas. “Esse será o pontapé inicial para tentar mudar essa realidade. Temos o objetivo de que algumas atividades se tornem semanais, como uma oficina de artesanato, por exemplo”, explicou.

 

Durante a oficina serão ministradas palestras sobre os direitos dos pacientes com câncer e fornecidas orientações jurídicas e sobre a sexualidade durante o tratamento. Os palestrantes também informarão sobre restrições das pacientes mastectomizadas (que precisaram fazer cirurgia de remoção completa da mama) em relação à alimentação, efeitos colaterais da quimioterapia e técnicas de automassagem e de relaxamento para redução da ansiedade.

 

Apesar de constantemente o hospital oferecer atividades diferenciadas aos pacientes, essa é a primeira vez que o evento acontece nesse formato.

 

TRABALHO DE AUTOESTIMA – Para trabalhar a autoestima das pacientes, serão oferecidos minicursos de maquiagem, penteado e do uso de lenços. Haverá também serviço de corte de cabelo, distribuição de lenços e kits de higiene durante todo o evento.

 

Outro ponto forte da ação será a realização de uma sessão de fotos profissionais. Segundo o servidor do HRT e fotógrafo William Rodriguez, quando se fala sobre alguém que tem câncer, o estereótipo mais comum é de uma pessoa debilitada, magra, sem cabelos e triste. O ensaio fotográfico propõe justamente a busca e o resgate da autoestima de cada paciente.

 

“Meu objetivo é mostrar que os pacientes com câncer podem ser felizes, sim. Podem sorrir, cantar, brincar e se superar”, disse.

 

O ensaio será realizado em um estúdio fotográfico montado na própria Unidade de Oncologia do HRT. A intenção é deixar cada paciente bem à vontade e fazer fotos com poses divertidas e situações engraçadas, com perucas, acessórios, maquiagem e outros.

 

O evento contará com o apoio de profissionais da fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, medicina do trabalho e, também, da organização sem fins lucrativos Abac – LUZ e de servidores voluntários do próprio HRT.

 

(A.A./C.C.*)