13/09/2014 às 14:17

Adasa apoia criação de Secretaria Executiva dos Comitês de Bacia

Órgão será ligação entre usuários, comitês e governo na discussão sobre uso dos recursos hídricos

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Divulgação/Adasa

BRASÍLIA (13/9/14) – Está em funcionamento, na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa-DF), a Secretaria Executiva dos Comitês de Bacia, que atuará como importante apoio à gestão administrativa nas relações entre usuários, comitês, sociedade e órgãos públicos.

 

Segundo o diretor do órgão, Diógenes Mortari, este é mais um passo importante para o processo de consolidação dos comitês e do sistema de gerenciamento integrado dos recursos hídricos do DF.

 

Na pauta de atribuições do colegiado, que atenderá aos Comitês de Bacia do Paranoá, Preto e Maranhão, consta: atender aos usuários da bacia; apoiar reuniões e encontros; elaborar atas e minutas; responder pelo acervo administrativo; cuidar da publicitação e da alimentação do site; apoiar nas articulações institucionais; e auxiliar nos programas de educação ambiental.

 

A efetiva descentralização das decisões e a ampla participação da sociedade por meio dos Comitês de Bacias (Paranoá, Preto e Maranhão) são imprescindíveis no cuidado das águas do DF. Estudos elaborados na Adasa sugerem a necessidade de criar mecanismos eficientes para o gerenciamento das bacias, com o envolvimento de todos os interessados no controle, regulação e fiscalização da quantidade e qualidade dos corpos hídricos.

 

Além da gestão, apontam os estudos, são imprescindíveis ações que objetivem o uso racional da água em suas múltiplas possibilidades, ao levar em consideração que o Distrito Federal é berço de nascentes.

 

(A.F/J.S*)