" /> ">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
14/09/2014 às 12:09
Publicação, apoiada pela FAPDF, apresenta expedição “Fauna do Bioma Cerrado: passado, presente e futuro”
BRASÍLIA (14/9/14) – O livro Cupins do Cerrado, elaborado pelo pesquisador Reginaldo Constantino e apoiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), será lançado durante o 25º Congresso Brasileiro de Entomologia, de 14 a 18 de setembro, em Goiânia (GO).
A publicação, ilustrada com fotos originais, apresenta os 54 gêneros de cupins registrados no Cerrado e faz parte de uma síntese da expedição “Fauna do Bioma Cerrado: passado, presente e futuro”, coordenada por pesquisadores da UnB.
O trabalho contou com o aporte financeiro de R$ 1,7 milhão da FAPDF, por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
“Já existe muita informação sobre os cupins do Cerrado, mas está dispersa em publicações científicas de difícil acesso para a maioria das pessoas. O livro tem objetivo de divulgar o conhecimento que já está no domínio dos especialistas, que são poucos”, explicou o autor.
Com informações sobre as características, espécies mais comuns, hábitos, ninhos e distribuição geográfica, o livro inclui ainda uma introdução geral sobre os cupins, bibliografia e um glossário de termos técnicos. A linguagem é voltada para estudantes, professores, pesquisadores e leigos interessados em entomologia (área da zoologia que estuda os insetos).
De acordo com Constantino, os cupins estão entre os animais mais numerosos no ecossistema do Cerrado. “Essa abundância é evidente pela grande densidade de ninhos e pela enorme quantidade de cupins alados que aparecem durante as revoadas no início da estação chuvosa”, contou.
O autor também lembrou que o Cerrado é o maior em biodiversidade entre todas as savanas do mundo e o segundo maior bioma da América Latina. Nesse contexto, os cupins, encontrados em meio ao campo ou à beira das estradas do Centro-Oeste, desempenham um papel ecológico fundamental.
Eles são insetos decompositores e fascinam os estudiosos pelo sistema social complexo, capacidade na arquitetura dos cupinzeiros, simbioses e interações com vários outros grupos de organismos.
SÉRIE CERRADO – A publicação Cupins do Cerrado faz parte da Série de Manuais e Guias de Animais do Cerrado, da Editora Technical Books. A coleção possui, até o momento, três livros publicados: Aracnídeos do Cerrado, escrito por Paulo César Mota; Lagartas do Cerrado, da autora Ivone Diniz; além do Primeiro Inventário da Fauna, Flora e Recursos Naturais do Cerrado e do Pantanal, dos autores Nelson Papavero, Dante Martins Teixeira, José Lima de Figueiredo, Karine Brenda Barros-Cordeiro e José Roberto Pujol-Luz.
Os livros podem ser adquiridos pela página da Editora Technical Books.
(A.S/J.S*)