16/09/2014 às 12:15

Estudantes de Ceilândia aprendem literatura ao sabor de chocolate

IX edição do Chocolate Literário mobiliza alunos do Ensino Infantil até o quinto ano na Escola Classe 02

Por Johnny Braga, da Agência Brasília


. Foto:Mary Leal

BRASÍLIA (16/9/14) – Aprender mais sobre a arte literária é tão bom quanto comer chocolate? A resposta é sim para os alunos do Ensino Infantil e do primeiro ao quinto ano da Escola Classe 02 de Ceilândia. Um projeto da unidade de ensino aproxima os estudantes do universo das histórias contadas em livros de uma maneira que agrada a todos: enquanto aprendem e expõem projetos pedagógicos, eles ganham chocolate para se deliciar em meio a tantas histórias.

 

O Chocolate Literário está em sua nona edição e ocorre entre os dias 17 e 19 de setembro. As atividades tiveram início em fevereiro, quando os alunos da Educação Infantil até o quinto ano foram incentivados a ler por meio da contação de histórias em sala de aula.

 

A partir do que é mostrado em sala de aula, os alunos formam grupos e escolhem livros para compor um trabalho (exposição ou peça teatral) para apresentar a um escritor do DF.

 

“Ler é um hábito que vem se perdendo nos últimos anos. Hoje em dia é mais comum ver as crianças usando equipamentos eletrônicos do que lendo um bom livro. Com esse projeto eles são incentivados a mudar de hábito. E tem dado muito certo!”, afirmou o professor de arte e incentivador do projeto Francisco de Assis Assley.

 

O projeto surgiu há nove anos e é exclusivo da Escola Classe 02, em Ceilândia. Segundo o professor Franciso de Assis Assley, o projeto atrai vários estudantes, inclusive aqueles que não fazem mais parte da faixa etária pedagógica do colégio.

 

“O projeto tem sido positivo para os alunos. Tanto que os ex-alunos querem voltar. Isso é muito importante para nós”, enfatizou o professor.

 

Confira a lista de escritores que participam do projeto aqui.

 

(J.B/J.S*)