Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/09/2014 às 22:18
Encontro é destinado aos profissionais da Saúde, Educação e sociedade civil
BRASÍLIA (16/9/14) – Os gestores educacionais e da área da saúde da rede pública participaram, nesta terça-feira (16), do II Seminário Construindo uma Educação para Igualdade Racial, que integra o Programa Saúde nas Escolas (PSE). Com a participação da comunidade, o objetivo foi intensificar as ações de combate à discriminação racial e, ao mesmo tempo, fortalecer a promoção da saúde da população negra, cigana e étnicas historicamente excluídas.
“Atualmente, 54% da população do Distrito Federal é negra e, em sua maioria, são jovens que estão nas escolas públicas, por isso, temos que capacitar esses profissionais para intensificarem as ações contra o preconceito existente contra esse grupo e também cuidar da sua saúde”, destacou o secretário de Promoção da Igualdade Racial, Verdiano Custódio.
A programação, que ocorre até esta quarta-feira (17), das 9h às 18h, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF (EAPE), inclui exposição fotográfica. Entre os próximos debates estão “O impacto do racismo no acolhimento e acesso aos serviços”, “Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: Uma política afirmativa em saúde”, e “Saúde e prevenção nas Escolas”.
Também estão previstas a oficina “Importância do quesito raça/cor nos indicadores de saúde” e exibição do filme Vista minha pele, de Joel Zito.
Presente no evento, a coordenadora de Educação em Diversidade da Secretaria de Educação, Ana Marques, destacou que o preconceito racial ainda é muito grande nas instituições de ensino. “É fundamental conscientizar as pessoas para que isso não aconteça. Temos que fortalecer o trabalho permanente que já ocorre para combater essa situação, que ainda é comum”, relatou.
“Eu faço parte da rede de atendimento à saúde e saber que a população negra, às vezes, sofre preconceito pelo próprio profissional que presta atendimento é muito difícil. Por isso, temos que ter esse diálogo constante que será disseminado para reduzir essa prática”, afirmou a coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Wânia Teles.
SERVIÇO:
II Seminário Construindo uma Educação para Igualdade Racial
Data: até quarta-feira (17)
Horário: das 9h às 18h
(A.S/J.S*)