28/11/2014 às 14:05

Carteira de trabalho digital chegará ao DF ainda neste ano

Serviço está em fase final do processo de licitação

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Trabalho


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (28/11/14) – Foi lançada oficialmente nesta quinta-feira (27), pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, a Carteira de Trabalho Digital. No Distrito Federal, o serviço está em fase final do processo de licitação e deve começar a funcionar ainda em 2014.

 

“Falta pouco para que o processo seja concluído. Acreditamos que ainda em dezembro os kits sejam instalados nas Agências do Trabalhador e nos postos do Na Hora, e que os funcionários já estejam em treinamento do novo sistema”, declarou o secretário de Trabalho do DF, Bolivar Rocha, que também esteve presente no evento. Para ele, é necessário que haja uma fase de testes antes da instalação para saber se todo o procedimento está compatível com o sistema do Ministério do Trabalho. 

 

Segundo Rocha, no DF, em dados gerais, são emitidas aproximadamente 180 mil carteiras de trabalho por ano. “Esse é um número bastante significativo e o trabalhador merece uma atenção especial nesse sentido. Modernizar a prestação do serviço público é valorizar o trabalhador”, disse.

 

As novas carteiras de trabalho serão emitidas via agendamento on-line, “o que vai evitar filas e desperdício de tempo do trabalhador”, segundo Manoel Dias. Além disso, serão disponibilizadas via sistema informatizado, o que evitará fraudes e outros tipos de crime. “Em menos de meia hora a carteira estará pronta, com um código único do trabalhador, ou seja, caso alguém queira emitir uma carteira de trabalho com os dados de outra pessoa, não será possível, pois o sistema vai reconhecer todas as informações”, completou o ministro.

 

Os kits para emissão da carteira digital contam com uma mesa digitalizadora, um identificador biométrico, uma câmera web e uma tela de projeção. “É importante dizer que antes a carteira de trabalho, apesar de gratuita, gerava pequenos gastos para o trabalhador, como a impressão da foto 3×4. Hoje podemos dizer que a carteira de trabalho é totalmente gratuita, pois até a foto 3×4 é feita pelo sistema”, explicou o ministro do Trabalho.

 

Com a novidade, as antigas carteiras de trabalho não precisam ser dispensadas. Elas continuam valendo em todo o território nacional.

 

Também participaram do evento o superintendente-regional do DF, Miguel Nabut; o procurador-geral do DF, Alessandro Santos; e o secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Silvani Alves.

 

(M.D*)