30/12/2014 às 22:11

Balão do Periquito: obra retomada e inaugurada

Espaço é formado hoje por um complexo de viadutos, com diversas alças, por onde circulam 65 mil veículos diariamente

Por Da Redação


. Foto: Geilson Lima

BRASÍLIA (30/12/14) – O Balão do Periquito, na entrada do Gama, era uma das obras que o Governo do Distrito Federal encontrou paradas. Com problemas estruturais e muitos erros de execução, as obras do complexo foram retomadas depois de corrigidos os erros e foi liberado para o trânsito definitivamente em novembro de 2013.

 

Na verdade, o balão é hoje um complexo de viadutos, com diversas alças, por onde circulam 65 mil veículos diariamente. É o principal acesso ao Gama, mas é também importante para quem se dirige ao Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Samambaia, fazendo parte do Expresso DF Sul.

 

As obras estavam paradas – como aconteceu com 156 outras obras importantes, que apresentavam vários problemas – e só foram retomadas depois que um novo e amplo estudo foi realizado, no sentido de acrescentar melhorias.

 

Hoje, o viaduto do Periquito é um dos mais importantes conjuntos de triagem de trânsito da saída Sul, cumprindo perfeitamente a função planejada. Viadutos – Também foi inaugurado na região o viaduto localizado em frente ao campus da Universidade de Brasília (UnB) no Gama. A obra, que também faz parte do complexo viário do Expresso DF Sul, era antiga reivindicação dos estudantes e professores.

 

O viaduto do Caub também se junta ao complexo da região, e servirá de retorno entre o Gama e a comunidade, porque ajuda a organizar o trânsito e dá mais segurança. O viaduto da UnB, construído sobre a DF- 480, permite que os condutores que entram no Gama ou que de lá saiam possam fazer retornos sem que esse procedimento force a parada dos ônibus que operam na faixa exclusiva. Com isso, está garantida maior agilidade no deslocamento até o Plano Piloto, que dura cerca de 40 minutos.

 

MAIS BENEFÍCIOS PARA A REGIÃO – Uma parceria entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e a Administração Regional do Gama está viabilizando a melhoria da saída da cidade. A marginal da DF-480, via lateral que se liga ao Viaduto do Periquito, recebe serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem, bem como obras complementares de recuperação paisagística.

 

São, aproximadamente, 6km de obras, compreendendo o eixo principal e os acessos à rodovia. São mais de 20 mil pessoas beneficiadas com essa obra, porque promete desafogar o trânsito na região, bem como facilitar o acesso dos moradores da Ponte Alta Norte e dos alunos que frequentam o campus da UnB. Segundo informações do DER, a obra foi orçada em R$ 4,4 milhões e está prevista para ser entregue dentro de seis meses.