30/12/2014 às 15:20

Fábrica Social tira milhares de pessoas da pobreza

Oficinas de construção civil, produção têxtil, confecção de bolas e materiais esportivos garantem emprego a pessoas com menos oportunidades

Por Da Redação


. Foto: Hmenon Oliveira

BRASÍLIA (30/12/14) – Mais de 2,4 mil famílias do Distrito Federal já foram beneficiadas pelo programa Fábrica Social, do GDF. Criado para combater as desigualdades sociais, o programa tira pessoas da pobreza, capacitando-as para o mercado de trabalho. É na Cidade Estrutural que fica o Centro de Capacitação Profissional, criado por esta gestão.

 

Um investimento de mais de R$ 4 milhões só em máquinas de última geração. Tudo para desenvolver com sucesso o que é mais importante no programa: a qualificação profissional de pessoas com menos oportunidades. A Fábrica Social é dividida em três unidades.

 

A unidade I é destinada aos cursos de capacitação de produção têxtil. Na segunda, são ministradas aulas para a confecção de bolas e materiais esportivos. Nas oficinas oferecidas pelo programa, os alunos aprendem bordado industrial; serigrafia; corte e costura; bem como a operação e manuseio de máquinas e equipamentos industriais e sua manutenção.

 

Os materiais produzidos são doados às escolas públicas do DF, órgãos administrativos e entidades filantrópicas. As instalações da terceira unidade já estão prontas para receber os mais de 340 alunos que passaram pelo processo seletivo e estão matriculados, aguardando apenas o início das aulas. No local, serão oferecidos cursos de construção civil, com matérias de elétrica, hidráulica, pintura, alvenaria, contrapiso, concreto, armação e telhas e esquadrias.

 

Além de aprender a trabalhar, as pessoas recebem auxílio transporte e alimentação, à frequência e à produção individual que, somados, podem chegar a R$ 2 mil. Dessa forma, os beneficiários resgatam a autoestima, ganham oportunidades de inserção no mercado de trabalho e, consequentemente, aumentam a renda familiar.

 

Para participar da Fábrica Social as pessoas devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Distrito Federal – Bolsa Família e DF Sem Miséria. A idade mínima é de 16 anos. Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas idosas, 5% a pessoas com deficiência e outras 5% a adolescentes que estejam cumprindo medidas socioeducativas, a partir de 14 anos. Quando abertas, as inscrições são feitas pelo número de telefone 156.

 

OPORTUNIDADE DE UM FUTURO MELHOR – Aprender na teoria e na prática. Essa é uma das filosofias da Fábrica Social. Quem chega e vê todos aqueles equipamentos em pleno funcionamento e todas aquelas pessoas trabalhando incessantemente, não acredita que muitas chegaram lá sabendo, no máximo, algumas técnicas de corte e costura.

 

Foi assim com a ex-catadora Gerlândia de Lima, que estava na Fábrica Social havia poucos meses, mas já projetava um futuro melhor. “Sou solteira e tenho dois filhos para criar. Tomara que eu consiga melhorar a cada dia mais e, em breve, ser contratada por uma grande empresa, onde eu possa mostrar meu talento”, frisou.

 

Já a vizinha Irani Caetano não pensa em trabalhar para ninguém. Os planos da simpática senhora são bem mais audaciosos. “Minha vontade é montar meu próprio negócio. Sempre quis ter algo no qual eu fosse a chefa”, disse. Com vínculo junto à Fábrica Social de dois anos, as amigas sabem que estão se preparando para o mercado de trabalho e acreditam que, assim que saírem do programa, terão uma melhor condição de vida. “Estamos ampliando nossos horizontes e aumentando nossas oportunidades”, finalizou Gerlândia.