31/12/2014 às 11:47

Asfalto novo por todo o DF

Mais da metade da malha viária da capital federal vem recebendo revestimento asfáltico reforçado

Por Da Redação

BRASÍLIA (31/12/14) – Praticamente desde a inauguração, Brasília viveu sob a sombra das chamadas operações tapa-buracos. As chuvas fortes castigam o asfalto e, com o passar dos anos, os remendos eram levados já nas primeiras tempestades indo, literalmente, por água abaixo.

 

Com o lançamento do programa Asfalto Novo, em 2013, porém, as coisas começaram a mudar, garantindo que mais de 50% da malha viária do Distrito Federal ganhasse uma cobertura com revestimento mais reforçado de asfalto. As obras não foram apenas para remendar os buracos, mas para renovar as pistas por inteiro, garantindo maior durabilidade e qualidade.

 

Como vantagem adicional, o Governo do Distrito Federal diminuiu os recorrentes gastos com as operações tapa-buracos, uma vez que o recapeamento proporciona recuperação integral da pista, incluindo a base do pavimento. O programa Asfalto Novo beneficia diretamente toda a população do Distrito Federal e foi inicialmente concentrado nas vias mais importantes.

 

Grande parte das obras foi realizada à noite para diminuir os transtornos no trânsito. Antes mesmo de ser concluído, já alcançava comunidades de 29 das 31 regiões administrativas,incluindo as mais populosas (Taguatinga, Ceilândia e Brasília).

 

A comerciante Maressa Nery, 24 anos, trabalha há dois anos em uma loja da Comercial Norte de Taguatinga. Ela conta que, antes das obras do Asfalto Novo, a rua era cheia de buracos, o que dificultava o trânsito e a passagem dos pedestres, além de espantar os consumidores da região.Com a melhoria na pista, o cenário agora é outro.

 

“O asfalto em boas condições facilita o tráfego e aumenta o fluxo de clientes, além de aumentar a segurança na via. Quanto mais obras como estas, melhor para a população”, defendeu Maressa. Dona de uma banca na região, a comerciante Eliane Alves, 32, também elogiou o Asfalto Novo. “Além de não haver mais buracos na pista, melhorou o escoamento de água em época de chuva”, contou.

 

Moradora de Vicente Pires, a estudante Larissa Simões, 18, costuma frequentar a região para fazer compras e se disse satisfeita com a conclusão da obra. “Está mais fácil de se locomover. A situação melhorou e muito”, disse.

 

O programa foi dividido em três etapas, com início em junho de 2013. Nas duas primeiras foram investidos R$ 437,2 milhões. A terceira etapa do programa, que prevê a recuperação de 1.934 km, ainda está em processo de licitação. A previsão de investimento é de cerca de R$ 300 milhões, e as obras devem ser iniciadas em 2015.

 

Previsão é recuperar 6 mil km –  A primeira região a ser contemplada foi o Plano Piloto. Na segunda etapa foi a vez das vias principais de todas as regiões administrativas. A terceira etapa vai contemplar os conjuntos das cidades do DF. Segundo a Novacap, somente Vicente Pires e condomínios ainda não regularizados, não foram beneficiados com o programa.

 

O planejamento das intervenções se baseou no levantamento da condição dos pavimentos e de outros atributos de toda a malha viária, com identificação do tipo, severidade e extensão dos defeitos. Com isso foi possível definir o que fazer, onde fazer e quando fazer.

 

Ao final do programa, a previsão é de que seis mil quilômetros de vias, de um total de 11,7 mil km de todo o Distrito Federal, tenham sido revitalizados. O investimento total ultrapassa a marca dos R$ 700 milhões.

 

O Asfalto Novo faz parte do Acelera DF, iniciativa adotada pelo GDF para realizar 184 grandes obras civis em todo o Distrito Federal.