31/12/2014 às 15:50

Estratégia Saúde da Família beneficia 69% da população do DF

Equipes atuam nas Clínicas da Família de Samambaia, Recanto das Emas, Areal e Sobradinho

Por Da Redação

BRASÍLIA (31/12/14)  – O número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) aumentou 102% no Distrito Federal nos últimos quatro anos. As equipes atuam nas nove Clínicas da Família localizadas em Samambaia (4), Recanto das Emas (2), Areal (1) e Sobradinho (2).

 

Cada equipe é responsável pelo atendimento a aproximadamente 3,5 mil pessoas, totalizando 125 mil beneficiados. Desde 2011 o GDF intensificou os investimentos na Atenção Primária. O número de equipes passou de 117, em 2010, para 237, em 2014, o que representa uma expansão da cobertura populacional em aproximadamente 62%.

 

Os centros de saúde da rede pública também desenvolvem ações da Atenção Primária à Saúde, que somadas à cobertura da Estratégia Saúde da Família eleva para 69,36% a cobertura global da população. Somente em Samambaia, 51 mil pessoas são assistidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família distribuídas nas quatro clínicas da cidade. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em saúde bucal.

 

Em 2010 o DF tinha apenas 22 equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e atualmente conta com 103, o que representa um aumento de 368%. Com isso foi possível, incrementar o atendimento. Até 2013 foram realizados mutirões que alcançaram a marca de 24.014 atendimentos odontológicos e 87.341 procedimentos odontológicos.

 

As Clínicas da Família representam uma estratégia de reorientação do modelo de assistência, realizado por meio de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, localizadas em uma área geográfica delimitada.

 

As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde da comunidade. As clínicas oferecem à população serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento familiar, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, tuberculose, hanseníase, grupos de tabagismo, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências.

 

O agente comunitário de saúde realiza o monitoramento das famílias nas residências, no mínimo, uma vez por mês. Esse profissional agenda o atendimento familiar nos consultórios das clínicas. Residências com moradores acamados, idosos, grávidas que não fazem acompanhamento do pré-natal e crianças não vacinadas recebem a visita de enfermeiros e médicos.

 

SEGURANÇA NO ATENDIMENTO – A família da dona de casa Maria Creusa Guimarães já conhece bem os serviços oferecidos pelas Clínicas da Família. “Eu, minha filha e meu marido nos consultamos na Clínica da Família no Recanto das Emas. Os médicos são, realmente, da família. Nos acompanham direitinho. Tem conhecidos meus que já receberam em casa a visita de médicos da Clínica”, conta.

 

Maria Creusa destaca, ainda, a atenção da dentista, que trata a filha mais nova, Geovanna Guimarães, 7 anos. “Toda vez que ela está com um dentinho mole, já levo lá para arrancar. Ela trata com o maior carinho”. Creusa também elogia a estrutura da clínica e a rapidez no atendimento. “É tudo arrumadinho e não tem demora”, finaliza.