05/02/2015 às 17:40, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Governo assina convênio com Movimento Brasil Competitivo

Por meio do acordo, sem custos para o DF, organização viabilizará oferta de conhecimento relativo a gestão pública

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

BRASÍLIA (5/2/2015) — O governador Rodrigo Rollemberg assinou um convênio de cooperação com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) nesta quinta-feira (5). A parceria, que visa melhorar a gestão pública e diminuir os gastos do governo, será de dois anos e não terá custos para o DF. De acordo com o fundador da organização, Jorge Gerdau, iniciativas assim foram adotadas por pelo menos dez estados brasileiros, todas com resultados positivos.
 

O movimento oferecerá apoio de acordo com as demandas do conveniado, como palestras, capacitações e workshops sobre mapeamento de prioridades, planejamento, riscos administrativos e outros temas relativos a gestão. “O MBC trabalha junto ao setor privado, faz captação de recursos e contratação de executores que dão suporte ao governo”, explicou a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, que também participou do evento.
 

Segundo Rollemberg, a medida ajudará a atualizar processos tecnológicos atrasados. “Deparamos com um cenário de muita dificuldade por falta de gestão, o que fez com que o governo anterior não tomasse as precauções básicas para equilibrar as despesas. Essa parceria investirá em governança para que o poder público oferte serviço de qualidade à população”, afirmou o governador.
 

Também participaram do evento secretários de Estado, administradores regionais, deputados distritais, parceiros do Movimento Brasil Competitivo e um representante do empresariado local.
 

De interesse público 

Criado em 2001, o Movimento Brasil Competitivo atua como mobilizador entre diferentes setores do País. Trata-se de uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que busca o aumento do padrão de vida do brasileiro por meio da oferta de ferramentas e conhecimento, além da mobilização de lideranças.