08/02/2015 às 20:05

Novas redes de água e energia para assentados rurais em Planaltina

Melhorias vão beneficiar mais de 800 moradores de Oziel Alves III, a partir de março

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural

BRASÍLIA (9/2/2015) — Propriedades de quase 850 moradores do Assentamento Oziel Alves III passarão a contar com água potável e energia elétrica de boa qualidade, a partir de março. As casas ficam em terreno de mil hectares, às margens da BR-020, próximo à Planaltina. Segundo análises feitas pelo governo do Distrito Federal, mais de 70% dos agricultores familiares da região utilizam água imprópria para consumo humano. A situação de insalubridade existe desde o surgimento da comunidade, em 2002.
 

De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), as redes hidráulica e elétrica já estão prontas, e as casas receberam ponto de energia e hidrômetro, dando fim às gambiarras e ao consumo de água contaminada. Até o fim de março, segundo a CEB, serão providenciados os transformadores necessários para a conclusão dos trabalhos.
 

As melhorias chegaram ao local por meio de uma parceria de cooperação mútua entre a Seagri, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Companhia de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) e a Companhia Energética de Brasília (CEB).
 

O morador Francisco Vicente da Silva, de 77 anos, não vê a hora de usufruir dos benefícios: “Muitas vezes bebo a mesma água que coloco para os bichos. Tenho medo de ficar doente, como muita gente daqui já ficou”, desabafa. O casal Antônio de Oliveira e Edite Queiroz, que mora no assentamento há 12 anos, já passou por dificuldades devido à má qualidade da água e à falta de energia elétrica. “Fico muito feliz em saber que não vou ficar mais sem água. Agora tenho certeza que terei água tratada em minha casa, e não jogarei mais alimentos fora por não ter como resfriá-los”, explica a dona de casa.
 

O presidente da associação de moradores do assentamento Oziel Alves III, Jeziel Rodrigues da Silva, vê muitos benefícios na entrega dos novos serviços. “Vamos ter uma vida mais digna. Água é essencial para todos, principalmente para a saúde das nossas 500 crianças”, disse o líder comunitário, que também é produtor de peixe e de produtos orgânicos.