10/02/2015 às 14:34, atualizado em 08/02/2017 às 09:44

Praça dos Tribunais ganha bosque com plantas nativas

Plantio das mudas começou nesta terça-feira (10) e, até o fim do ano, local se transformará em um espaço de lazer e convivência

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília

. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

O plantio de 60 mudas de espécies nativas do Cerrado deu início, nesta terça-feira (10), ao projeto Parque Bosque dos Tribunais. A iniciativa contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que fez questão de plantar um pequizeiro. Esse projeto tem a participação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Até o fim do ano, a área se transformará em um espaço de lazer e convivência. São 14 hectares que receberão 2 mil mudas de sete espécies nativas do Cerrado (angico, pequizeiro, landim, gonçalo-alves, pombeiro, xixá e ipê-amarelo-peludo). O local receberá ainda uma pista para caminhada, estacionamento amplo, equipamentos esportivos, área de vivência, recuperação da área degradada e uma composteira de resíduos orgânicos. Esse mecanismo vai reaproveitar mensalmente 1,3 mil quilos de borra de café produzidos pelos tribunais, que servirão para o enriquecimento do solo.

“A iniciativa representa uma melhoria na vida das pessoas que exercem suas funções profissionais na área central de Brasília. Vai ser um lugar de descanso, convivência e qualidade de vida para os trabalhadores”, disse Rollemberg.

De acordo com o governador, o Pacto Por Brasília pressupõe ações desse tipo, nas quais vários entes das instâncias governamentais atuarão em conjunto em busca de melhorias para o Distrito Federal.

O presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, foi enfático e disse que este é o momento para preservarmos as áreas verdes que restam. “O Brasil vive uma crise hídrica de abastecimento. Foi uma resposta que a natureza nos deu após anos de ocupação desordenada. Esse projeto vem para conscientizar as pessoas de que chegou a hora de cuidar melhor do nosso planeta”, discursou.

Arborização
O plantio das árvores que deu início ao projeto Parque Bosque dos Tribunais faz parte do Programa de Arborização, criado na década de 1960. Gerido pela Novacap, a meta para este ano é plantar aproximadamente 250 mil mudas em todas as áreas urbanas das regiões administrativas do Distrito Federal.

“Especificamente sobre o bosque, ainda não é possível falar em gastos, uma vez que não calculamos o orçamento para essa iniciativa. O importante é frisar que se trata de um investimento na qualidade de vida das pessoas, e isso não se quantifica em valores”, disse o presidente da Novacap, Hermes de Paula.

Essas mudas são produzidas no viveiro da Novacap, e 75% delas são espécies nativas do Cerrado, completamente adaptadas às condições do solo e do clima do DF.