Primeira lagoa de contenção do Trecho 1 começou a ser escavada ontem (12) e deve ficar pronta em até dez dias

" /> Primeira lagoa de contenção do Trecho 1 começou a ser escavada ontem (12) e deve ficar pronta em até dez dias

">

13/02/2015 às 15:18, atualizado em 13/10/2016 às 20:11

Começam obras de drenagem no Sol Nascente

Primeira lagoa de contenção do Trecho 1 começou a ser escavada ontem (12) e deve ficar pronta em até dez dias

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

BRASÍLIA (13/2/2015) —  A primeira lagoa de contenção do Trecho 1 do Sol Nascente começou a ser escavada ontem. O espaço dará suporte à captação de águas pluviais, e deve ficar pronto em até dez dias.

“Essa lagoa serve de amortecimento para o pico da chuva, antes que essa água captada vá para o córrego. Isso evita erosão, assoreamento e outros problemas que são contidos com esse espaço, que favorece muito a drenagem da água”, detalhou o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Fernando Chagas.

Em paralelo às obras desta primeira região do Sol Nascente, que depois da lagoa de amortecimento de pico receberá rede de drenagem e asfalto, a secretaria termina um levantamento para que comece a liberação da segunda bacia de drenagem, também no Trecho 1 do Sol Nascente.

Divisão
O Sol Nascente está dividido em três trechos, todos já licitados, com investimento de R$ 216 milhões, que beneficiará mais de 100 mil moradores do local. O primeiro trecho, onde as obras estão atualmente, terá investimento de R$ 41,5 milhões. Serão 25 quilômetros de sistema de drenagem e 305 mil metros quadrados de pavimentação.

Desocupação
As obras só foram possíveis depois que 82 barracos erguidos na área foram retirados na semana passada. O local precisou ser limpo e cercado para que não houvesse novas invasões. As famílias foram levadas para casa de conhecidos e abrigos da região.

Leia também:

Área desocupada no Sol Nascente começa a ser limpada

Operação no Sol Nascente remove 82 construções irregulares

Invasões em local destinado a obras no Sol Nascente são retiradas