Aumento foi autorizado pela Aneel e entra em vigor a partir de segunda-feira, 2 de março

" /> Aumento foi autorizado pela Aneel e entra em vigor a partir de segunda-feira, 2 de março

">

27/02/2015 às 21:27

Energia elétrica no DF é reajustada em 24,1%

Aumento foi autorizado pela Aneel e entra em vigor a partir de segunda-feira, 2 de março

Por Da Agência Brasília, com informações da Companhia Energética de Brasília (CEB)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta sexta-feira, reajuste de 24,1 % nas tarifas de energia elétrica dos consumidores do Distrito Federal. A nova tarifa começa a ser aplicada a partir de segunda-feira, 2 de março.

A Aneel também reajustou os valores das bandeiras tarifárias. A energia sob a bandeira vermelha, vigente no momento, passará de R$ 3,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos para R$ 5,50 para cada 100 quilowatts-hora, também a partir de 2 de março.

Justificativa
O reajuste autorizado pela Aneel, por meio da Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), teve como objetivo principal cobrir os custos já incorridos não cobertos pelos reajustes de tarifas ordinários, como: os impactos decorrentes do aumento do valor da compra de energia, a compensação da elevação da tarifa de Itaipu Binacional e a recomposição da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A RTE é um instrumento previsto nos contratos de concessão das distribuidoras e permite que a Aneel revise as tarifas, a fim de manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão quando ocorrem alterações significativas nos custos da distribuidora. Somente a energia comprada de Itaipu Binacional sofreu reajuste, em janeiro, de 46,14%.

Veja dicas da CEB para economizar energia

Mais informações sobre o reajuste podem ser obtidas no site da ANEEL.