05/03/2015 às 18:55

Novacap normaliza fornecimento de massa asfáltica

Administrações regionais podem requisitar material para demandas locais

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Inativa durante as primeiras semanas de 2015 em virtude de contenções orçamentárias, a usina de produção de asfalto da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) normalizou o fornecimento de material. Com capacidade para produzir até 100 toneladas de massa asfáltica por hora, o local atende a demandas das administrações regionais, do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e da própria companhia.

“Essa produção é importante para devolver à população do DF, por meio de manutenção das vias das cidades, o que ela paga em impostos”, frisa o chefe da Seção de Produção de Asfalto, Maurílio Tiberi Caldas. “Apenas pedimos a compreensão do cidadão. Fica bastante complicado o processo de revitalização das vias durante esse período de chuvas”, completa.

A previsão da Novacap é que, com a normalização dos serviços, aumente a procura por massa asfáltica. Para o chefe da Divisão de Manutenção, Lânio Trida Sene, a produção deve voltar a atingir a média de 3 mil toneladas por dia. “Nós temos algumas cidades que geralmente entram com o processo para aquisição de asfalto. Estamos aptos a atender essas requisições, além de suprir o DER e a nossa própria necessidade”, garante Sene.

Ceilândia, Guará, Taguatinga e Vicente Pires foram as regiões administrativas que, antes da interrupção dos serviços, mais acionaram a Novacap em busca de massa asfáltica, com uma média de três a quatro toneladas do material a cada requisição.

Como solicitar
É preciso seguir alguns passos antes de buscar a massa asfáltica. “No último terço de cada mês, as administrações interessadas devem nos procurar com um ofício de solicitação. Após o trâmite do processo, elas recebem uma autorização com validade de um mês. Com esse documento, basta trazer um ofício, em cada retirada, informando a quantidade necessária”, explica Maurílio Tiberi, lembrando que também é necessário fazer uma prestação de contas para justificar o devido uso do asfalto.

As administrações regionais que desejam solicitar massa asfáltica devem comparecer à Diretoria de Urbanização da Novacap ou entrar em contato pelo telefone (61) 3403-2430. Já o cidadão que identificar problemas nas vias públicas deve procurar a administração regional ou informar à companhia pelo (61) 3403-2626.

Trabalho retomado
A Novacap informa que, além da companhia e das administrações, sete empresas contratadas retomaram, em meados de fevereiro, o processo de recuperação das vias públicas do Distrito Federal. A meta é tapar buracos em todas as regiões do DF. São 18 equipes da Novacap mais uma média de três a quatro de cada empresa atuando simultaneamente.

Veja a galeria de fotos: