13/03/2015 às 19:22

DF e Fibra buscam parceria para ampliar ensino profissionalizante

Governador esteve no Senai de Taguatinga Norte, onde conheceu parte das oficinas técnicas

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Buscar parcerias e reforçar a importância do ensino técnico-profissionalizante no Distrito Federal. Esses foram os objetivos principais da visita do governador Rodrigo Rollemberg, na manhã desta sexta-feira (13), à unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Taguatinga Norte, que faz parte da rede de ensino profissionalizante da Federação das Indústrias do DF (Fibra).

Rollemberg fez questão de conhecer oficinas de diversas áreas, a exemplo do setor automotivo, da construção civil, da eletroeletrônica e da informática. “A população do DF já tem a opção do Instituto Federal de Brasília (IFB) para buscar profissionalização técnica. Agora, estamos fazendo uma primeira visita para pensar, em parceria com a Fibra, alternativas que ampliem a oferta de ensino técnico e tecnológico”, afirmou o governador. O chefe do Executivo local conversou com alunos e almoçou no restaurante experimental da unidade. 

Estudantes do curso de elétrica, os amigos Lucas da Silva, 19 anos, e Francisco Gabriel, 18, demonstraram como é feita a manutenção do sistema de elevadores. “Este curso abriu portas para mim. Já estou empregado. Continuo nas oficinas para obter meu certificado de conclusão e seguir aprendendo”, contou Lucas, morador da Estrutural. “Praticamente todos que entram no Senai saem empregados”, complementou Francisco, que vive em Santa Maria.

Na turma do Vira Vida, grupo composto por jovens em situação de risco social e vítimas de abuso ou violação de direito, Rollemberg conheceu um pouco da realidade dos estudantes e ouviu histórias de como eles, por meio da capacitação profissional, estão superando as dificuldades.

O governador estava acompanhado dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Salles; de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres; de Cultura, Guilherme Reis; de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes; e do administrador regional de Taguatinga, Ricardo Lustosa Jacobina. Participaram ainda do encontro o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e o superintendente do Sesi/Senai, Albano de Abreu.

Editais
O Senai de Taguatinga não está com editais de seleção abertos. Existe um processo seletivo em andamento para 135 vagas distribuídas em quatro cursos técnicos: edificações, eletrônica, automação industrial e administração.

Os interessados em concorrer a futuras vagas devem acompanhar a publicação de editais pelo site do Senai.

Veja a galeria de fotos: