17/03/2015 às 20:42

Software público ajuda na gestão da rede de ensino

Plataforma, que reúne informações importantes sobre matrículas e estudantes, foi customizada pela Secretaria de Educação e passa por melhorias

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

Diminuição do uso de papel, fim da duplicidade de documentos e otimização do tempo de atendimento ao cidadão são alguns dos benefícios do software público i-educar, que a Secretaria de Educação do Distrito Federal utiliza, a custo zero, para ajudar na gestão da rede de ensino. A ferramenta, customizada pela equipe de informática para atender às demandas da pasta, começou a ser usada há cerca de um ano e atualmente passa por melhorias.

“O sistema é uma espécie de banco de dados on-line, com uma série de informações importantes da rede de ensino que podem ser acessadas pelo gestor de qualquer lugar onde haja internet”, explicou o gerente da Coordenação de Sistema de Informação, João Donizete de Oliveira. Segundo ele, antes de a plataforma ser implantada, 22 mil alunos estavam com o nome duplicado, ocupando mais de uma vaga no ensino público. “Isso causava um ruído na gestão, porque a secretaria se preparava para atender a um número errado de estudantes.”

Atualmente, o i-educar tem dois módulos em utilização: o de matrícula e o de escola. No primeiro, é gerido todo o procedimento de acesso ao ensino básico. No segundo, há informações detalhadas sobre os 428 mil alunos matriculados na rede pública do DF. Sete funcionários da equipe de informática da secretaria trabalham agora para incluir no sistema dados a respeito da educação de jovens e adultos e da educação especial.

O material pode ser acessado pelas secretarias de cada escola e pelas regionais de ensino. No entanto, a ideia, segundo a coordenadora de Acompanhamento da Oferta Educacional, Raphaella Cantareno, é que os pais ganhem, em breve, uma senha para acesso a parte das informações. “Vai ficar mais fácil, por exemplo, imprimir o histórico escolar do aluno ou uma declaração de escolaridade, já que o sistema permite, de maneira detalhada, a visualização da vida escolar do estudante, com informações atualizadas em tempo real.”

Gratuidade
A plataforma customizada pela Secretaria de Educação foi retirada do Portal do Software Público Brasileiro, do governo federal, que contém mais de 60 soluções voltadas a diversos setores. Os serviços já chegaram a ser acessados por países como Argentina, Chile, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.